Avançar para o conteúdo
Para que serve um paraíso?

Para que serve um paraíso?

Para que serve um paraíso? – Do Jardim à Paisagem: 7 Conversas e Devaneios

📅 QUI 29 de janeiro de 2026, 19 de fevereiro de 2026, 19 de março de 2026, 30 de abril de 2026, 14 de maio de 2026
18:00 
📍 Sala 2, Fundação Calouste Gulbenkian
💸 Bilhetes: 10,00 € – 60,00 €
👤 M/16

De forma acessível, este curso propõe sete encontros para refletir sobre o Paraíso como ideia, jardim e paisagem. Desde os primórdios, a humanidade sonha com um Paraíso: um lugar ideal, perdido ou por encontrar – espaço de plenitude, beleza e equilíbrio.

Ao longo do tempo, este conceito foi construído, reconstruído e reinterpretado de diversas formas: jardins, paisagens, mitos, arte e filosofia. O Paraíso atravessa o imaginário coletivo como desejo profundo, memória ancestral ou utopia futura. Seja nas mãos de reis ou no coração de pessoas comuns, foi desenhado, cantado, pintado e sonhado como símbolo de harmonia entre o ser humano e a natureza.

Este curso pretende ser um percurso entre memória, arte, cultura e políticas de paisagem, proporcionando aos participantes ferramentas para refletir sobre o impacto cultural e histórico do conceito de Paraíso.

Cada sessão é autónoma, permitindo que os participantes assistam a qualquer encontro sem necessidade de continuidade. Algumas sessões poderão incluir momentos de visita ao Jardim, sendo recomendada a utilização de vestuário e calçado adequados.

Data

29 Jan 2026 - 14 Mai 2026

Hora

18:00

Localização

Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Calouste Gulbenkian
Av.de Berna,45 - Lisboa
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-fundacao-calouste-gulbenkian/