Avançar para o conteúdo

P.L.I.N.T. Feat. Joel Silva – Live Jazz no Távola Jazz Club

Pablo Lapidusas – Piano

Natural de Buenos Aires, iniciou os seus estudos de piano no Brasil ainda criança, tendo obtido o bacharelado em música na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com mestrado em Performance Jazzistica na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), onde reside actualmente.Na última década e enquanto viveu no Rio de Janeiro, actuou em concertos e gravações ao lado de artistas da MPB e da cena instrumental brasileira.

Em 2015, Pablo lança “Live in Johannesburg” (Ekaya). O projecto em trio (primeiro trabalho do pianista fora do formato solo), foi novamente produzido por João Carlos Schwalbach e gravado ao vivo (CD/DVD) no “The Orbit” durante uma temporada sul-africana. A sua performance impressionou a jornalista sul-africana Gwen Ansell;

“Ele ficou impressionado com o silêncio total (podia-se ouvir um alfinete cair) para a sua apresentação, mas talvez não mais impressionado do que o público, por sua técnica surpreendente, mudanças de tempo imprevisíveis, luz e sombras delicadas, e, uma mão esquerda rítmica sólida.” O projecto em trio também rendeu uma indicação para o Jazzahead 2016 (Alemanha), como um dos 16 projectos a representar a música instrumental Europeia em 2016. Neste mesmo ano excursionou por Brasil, Índia, Argentina, Coreia, Africa do Sul, Alemanha e Portugal. Em 2017 lançará na Europa o seu “Piano Works I” (Rossio Music) – livro de partituras com composições dos 3 álbuns. O mesmo tem prefácio de Edu Lobo.

Além de performer, Pablo exerce uma intensa actividade como professor, ministrando aulas e masterclass em Portugal, Brasil, Índia e Argentina e Israel.

Leo Espinosa – Contrabaixo

Leo Espinosa nasceu em ’74, em Sta Clara, Cuba.

Diplomou-se em baixo elétrico e conjuntos musicais, em Santa Clara (Cuba), frequentando também o Curso de Harmonia, do maestro Armando Romeo, e o Curso básico de Melodia e Percussão, oferecido por maestros do ISA – Instituto Superior de Arte (Cuba).

Ainda em Cuba, foi baixista e arranjador de Xiomara Laugart, baixista residente do Jazz club “La Zorra y El Cuervo”-Havana. Lecionou Teoria da Música, nas Escolas Vocacionais de Arte de Santa Clara e Matanzas.

Já na Europa, gravou e colaborou com artistas como Concha Buíka, Mario Biondi, Thierry Elias, Paulo Flores, Stewart Sukuma, Lura, Ivan Lins, e participou nos Festivais Internacionais de Jazz de Matosinhos, Luanda, Conexão Lusófona (Lisboa), Festival Avante, Festival MED, entre outros.

Atualmente toca, arranja e compõe para: Paulo de Carvalho, Pintura Fresca, P.L.I.N.T, Havana way trio, Danilo Lopes da Silva trio, Fado Cubano.

Joel Silva – Bateria

Joel Silva iniciou os estudos musicais em 1997, na Escola de Música do orfeão de Leiria, tendo como professores de percussão Rui Gomes e Manuel Campos.

Começou a interessar-se por jazz e frequentou workshops com Bruno Pedroso, Alexandre Frazão, Carlos Barretto, Marc Miralta, Mark Ferber, Daniel Freedman, Mark Turner, Peter Erskine, John Riley, Dan Weiss, Donald Edwards, Ari Hoenig e Billy Hart.

Em 2004 ingressou no Curso de Jazz da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), onde estudou bateria com Michael Lauren e se licenciou em 2008.

Tem vindo a tocar com inúmeros artistas, tais como Carlos Barretto, Bob Sands, Big Band H.C.P., Paulo de Carvalho, Matt Penman, Francesco Bearzatti, Júlio Resende, Kristin Korb, João Paulo Esteves da Silva, Will Vinson, Dave Ambrosio, Baptiste Trotignon, Nuno Ferreira, Franck Amsallem, Perico Sambeat, Jon Irabagon, Ole Morten Vågan, Mário Delgado, Abe Rábade, Chris Kase, Maria João, Olivier Truchot, Bena Lobo e Wanda Sá.

Tags:

Data

13 Fev 2026

Hora

22:00 - 0:00

Localização

Távola Jazz Club
Távola Jazz Club
R. Cel. Bento Roma n 16, 1700-177 Lisboa

Categorias