Avançar para o conteúdo
Onde está o Pessoa — filme-ensaio de Leonor Areal ⟡ ZDB

Onde está o Pessoa? — filme-ensaio de Leonor Areal ⟡ ZDB

Entrada: 3€ (bilhetes disponíveis à porta) Sessões com a presença da realizadora. ⟡

Neste ensaio audiovisual, Leonor Areal convoca o espectador a olhar em detalhe para um filme centenário e para as dezenas de pessoas que surgem à saída de um concerto, a maioria homens, de fato completo e chapéu, muitos com bigode. E se Fernando Pessoa estiver entre a multidão? O filme investiga essa possibilidade. O espectador encontrará a sua resposta.

Lisboa, 1913. Nas tardes de domingo, há concerto sinfónico. A assistência sai do teatro e depara-se com uma câmara que os filma. Poucos conseguem ignorá-la. Mostrando atitudes díspares, alguns procuram destacar a sua presença, outros são mais fugidios.

A partir da observação atenta das reacções das pessoas perante o acontecimento inesperado (na época raro) de se sentirem filmadas, este ensaio audiovisual reflecte sobre a relação dos indivíduos com a câmara de cinema, reproduzindo o percurso de descoberta e análise destas imagens de arquivo.

O filme revela imagens em movimento inéditas de Fernando Pessoa, bem como de uma vintena de personalidades conhecidas na época, entre as quais Amadeo de Sousa Cardoso, António Ferro, António Silva, Augusto Ferreira Gomes, Eduardo Viana, Ernesto Vieira, Florbela Espanca, Jorge Barradas, Stuart Carvalhais.

Onde está o Pessoa? — filme-ensaio de Leonor Areal ⟡ ZDB

Data

05 - 19 Set 2023
Desde

Hora

19:00

Localização

Galeria Zé dos Bois (ZDB)
Galeria Zé dos Bois (ZDB)
Rua da Barroca 59 - Lisboa
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-galeria-ze-dos-bois/
Categorias
Translate »