
Oliver/Toscano/Tristão/Pereira – Live Jazz no Távola Jazz Club
Enrique Oliver – Saxofone
O saxofonista Enrique Oliver (Málaga, 1985) começou a estudar saxofone aos oito anos de idade. Desde muito cedo, interessou-se por jazz e mergulhou no mundo da improvisação, tendo aulas, participando em seminários e estudando os grandes mestres do saxofone tenor que admira, como Sonny Rollins, John Coltrane e Coleman Hawkins. Em 2005, após concluir os estudos no conservatório, mudou-se para Barcelona, onde rapidamente se tornou um membro ativo da cena musical, atuando regularmente em casas de espetáculos e festivais com músicos como Albert Sanz, Jorge Rossy, Félix Rossy, Jaume Llombart, Albert Bover e Joan Chamorro, entre outros.
Ele colaborou em mais de 40 álbuns como músico convidado, entre os quais podemos destacar ‘WiCCA’, de Jorge Rossy, ‘Voces’, de Perico Sambeat, ‘Symphony in the clouds’, de Kenny Werner, ‘UNO’, de Ernesto Aurignac, ‘El Camino’, de José Carra, e ‘Lua Amarela’, de Joan Chamorro e Rita Payés.
Como líder, estreou com o álbum “Introducing Enrique Oliver Quintet”, apresentando composições próprias. Também é co-líder da banda “Wild Bunch”, com quem gravou dois álbuns: “Sexy Drugs” e “Wild Bunch”. Além disso, integra o duo Llombart & Oliver com Jaume Llombart, com quem realizou mais de 100 shows nos últimos 10 anos, lançando dois álbuns de forma independente.
Em 2018, ele foi selecionado, juntamente com 7 colegas músicos de todo o mundo, para participar do programa internacional “Focus Year”, em Basileia (Suíça), com treinadores como Joshua Redman, Kurt Rosenwinkel, Mark Turner, Wolfgang Muthspiel, Guillermo Klein e Dave Holland, entre outros.
Em 2020, lançou seu segundo álbum como líder, ‘Incerteza’, pela gravadora Blue Asteroid. Apresentou-se nos principais festivais de jazz da Espanha (Barcelona, San Sebastián, Getxo, Madri, Valência, Sevilha, Málaga, Granada, etc.), bem como em festivais e séries de concertos por toda a Europa (Alemanha, Suíça, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Dinamarca, Finlândia, etc.) e nos Estados Unidos, América do Sul e Norte da África.
Atualmente, ele reside em Málaga, onde concilia sua agenda de concertos com o ensino na Escola Municipal de Música e Dança de Alhaurín de la Torre.
Ricardo Toscano – Saxofone
O saxofonista Ricardo Toscano é uma das maiores figuras do jazz português da atualidade.
Reconhecido na cena do jazz nacional, tem tocado com muitos dos nomes mais marcantes, como Mário Laginha, Mário Barreiros, Carlos Barretto, João Paulo Esteves da Silva, João Moreira, Nelson Cascais, Paula Oliveira, Bruno Santos, Afonso Pais, André Sousa Machado, Mário Delgado, Alexandre Frazão, André Fernandes, José Salgueiro, Júlio Resende, Bruno Pedroso, etc. E, ainda na área da música popular, com Paulo de Carvalho, António Chainho,
Carlos Manuel Proença, Rão Kyao etc.
Romeu Tristão – Contrabaixo
Romeu Tristão É um dos músicos mais ativos da cena jazzística lisboeta, integrando grupos como o Quarteto do Ricardo Toscano (com disco editado pela Clean Feed), o Septeto do Hot Clube de Portugal (com dois discos pela label @HOTCLUBE), o Palheta Jazz Trio e o El Bulo Jazz Trio. Teve também a seu cargo várias Jam Sessions semanais que se tornaram símbolos da cena local, em locais como o Bom, o Mau e o Vilão, o Café Tati e o Palheta Bar.
Romeu Tristão no Contrabaixo no Quarteto Ricardo Toscano – https://youtu.be/oNn5HkDJ56A
João Pereira – Bateria
João foi reconhecido com o prêmio de Melhor Instrumentista na Festa do Jazz do S. Luiz, além de conquistar o 1.º lugar no Prémio Jovens Músicos na categoria de ensemble. Atualmente, destaca-se como músico ativo na cena musical portuguesa, apresentando-se em diversos locais ao redor do mundo e colaborando com artistas de renome, como Jacob Sacks, Mário Laginha, Jorge Rossy, Akiko Pavolka, Pedro Moreira, Enrique Oliver, Perico Sambeat, Sara Serpa, André Fernandes, André Matos, Bruno Santos, Jaume Llombart, Peter Bernstein, Demian Cabaud, Masa Kamaguchi, Nelson Cascais, Bernardo Moreira, Dee Jay Foster, Jose Carra, João Moreira, Gonçalo Marques e Félix Rossy.
Além disso, João é parte integrante das bandas Centauri, Ricardo Toscano Quarteto, Kinetic, Practically Married, MA e Trio de Jazz de Loulé. Em colaborações no âmbito teatral e de performance, trabalhou com Tonan Quito, Filipe Melo, Paula Diogo, Alex Cassal e Miguel Moreira. Também se desenvolve como professor na Escola de Jazz Luiz Villas Boas do Hot Clube de Portugal.
Ricardo Toscano & João Pereira “Improvisação #1” – https://youtu.be/WQjIn9D22CM

