Avançar para o conteúdo
O Poder da Palavra III - Museu Calouste Gulbenkian

O Poder da Palavra III – Museu Calouste Gulbenkian

Mulheres: navegando entre a presença e a ausência

A terceira edição do projeto «O Poder da Palavra» propõe uma intervenção expositiva na Galeria do Oriente Islâmico que procura a voz das mulheres neste espaço do Museu.

Museu Calouste Gulbenkian   10€
Inclui a exposição “O Poder da Palavra”

24 jun 2021 – 31 mar 2022

Encerra à Terça-feira

Museu Calouste Gulbenkian

COMPRAR BILHETES

Onde se encontram as mulheres na Galeria do Oriente Islâmico? E como aparecem neste lugar? Estas questões, aparentemente simples, que nunca foram antes contempladas, levam a uma nova leitura feminista da Coleção. Ao abandonar o enquadramento tradicional de categorias imperiais, que sempre enfatizou as dinastias de herança masculina (safávidas, mogóis, otomanos), este projeto procura recuperar as vozes das mulheres que criaram estes objetos, ou que desempenharam um papel na sua existência.

Um grupo de mulheres que se expressam em diferentes línguas (árabe, persa, turco e português) juntou-se para investigar e contar histórias de forma colaborativa, e assim criar novas narrativas que dão poder às mulheres e que são aqui exploradas: desde a história de Eva e do Pecado Original até à Herstory [a História Dela], da Artesã ou Mulher Artista ao Corpo.

As participantes trouxeram igualmente para o projeto as suas próprias narrativas, ao partilharem as suas histórias de vida, poemas e obras de arte. As suas conversas acerca das suas experiências foram registadas num podcast especial, que é acompanhado por um recurso online que inclui imagens e textos académicos, pessoais e imaginários.

O Poder da Palavra III – Museu Calouste Gulbenkian

Data

17 Jan 2022 - 31 Mar 2022
Expired!

Hora

10:00 - 18:00
Fundação Calouste Gulbenkian

Localização

Fundação Calouste Gulbenkian
Av.de Berna,45 - Lisboa
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-fundacao-calouste-gulbenkian/




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *