Avançar para o conteúdo

O HOMEM DOS SONHOS – ANTÓNIO CHAGAS ROSA / OPERAFEST LISBOA 2022

Ópera em 7 Cenas
Cantado em Português
Duração: 1h30

“Eu dominei os sonhos. Sonho o que quero. Vivo o que quero.”

O Operafest 2022 dedicado ao destino em vertigem, encerra em grande com este projeto “sonhado” desde há longa data, pelo compositor António Chagas Rosa, inspirado na matéria dramática e visionária da obra de Mário de Sá-Carneiro, a partir do seu conto homónimo, resultante de uma encomenda da Ópera do Castelo ao compositor. Aclamada pelo público e crítica quando da sua estreia absoluta no Teatro São Luiz em Fevereiro passado, com a encenação brilhante de Miguel Loureiro, pode agora fruir esta ópera extraordinária, ao ar livre, no jardim de “sonho” do MNAA… e logo a seguir poderá entrar no “Baile de Máscaras” Rave operática, para acabar em delírio e em festa dançante com múltiplas surpresas, a edição do Operafest deste ano!
Construída em sete cenas, reflete sobre a condição humana, sobre o ténue fio entre a loucura e a sanidade, entre o sonho e realidade, resumindo a eterna insatisfação humana e a sua continua obsessão em transcender limites de tempo, de espaço e de género. E ainda sobre o fascínio premonitório e estruturante do próprio sonho, já que é ele afinal que modela e guia o ser humano na sua marcha existencial, enquanto sociedade global e enquanto indivíduo. Tudo o que somos já foi porventura sonhado e transformado em matéria visível.

Um misterioso e elegante homem (encarnado pelo soprano Catarina Molder, o alter-ego do poeta) conseguiu atingir a suprema felicidade, ao transcender a barreira do sonho, ultrapassando a fastidiosa rotina da vida, e viver tudo o que sonhava: viajava em sonho a países de cores novas e indescritíveis, a cidades onde o gás que se respirava era composto por música, a países onde havia mais do que dois sexos, onde a alma era visível e o corpo justamente não…

Direcção musical: Jan Wierzba
Direcção cénica: Miguel Loureiro
Cenografia: André Guedes
Figurinos: João Telmo
Desenho de luz: Daniel Worm
Adaptação desenho de Luz: Ricardo Campos

Catarina Molder (soprano), homem dos Sonhos
Christian Luján (barítono), poeta
Vasco Santos e Pedro Santos, actores

Ensemble MPMP

Produção: Ópera do Castelo
Co-produção: Teatro São Luiz, Teatro Viriato

Data

10 Set 2022
Expired!

Hora

21:00 - 21:30

Localização

Museu Nacional de Arte Antiga
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.