O Gajo – Auditório Carlos Paredes
O Gajo – Auditório Carlos Paredes
O Gajo nasce a partir da vontade que João Morais tinha de criar uma sonoridade própria e indissociável da cultura portuguesa.
A escolha da Viola Campaniça acontece depois de ouvir este cordofone tradicional Português e de lhe ter reconhecido um enorme potencial ainda por explorar.
O som hipnotizante da viola campaniça, incentiva uma nova aventura musical com matéria prima nacional e assim nasce, em 2016, O GAJO.
Em 2017 chega o primeiro disco “Longe do Chão” e em 2019 O GAJO lança 4 Ep’s: “Rossio” no Inverno, “Santa Apolónia” na Primavera, “Cais do Sodré” no Verão e “Alcântara-Terra” no Outono, que em conjunto completam a colecção “As 4 Estações d’O GAJO”.
Em 2020 quando os planos eram de movimento a pausa forçada originou a colaboração com os músicos Carlos Barreto (contrabaixo) e José Salgueiro (percussão), conceituados músicos da cena nacional, com quem o trabalho fluiu. E assim a viola campaniça desbravou novos territórios sonoros e expondo a sua enorme versatilidade.
No dia 17 de Fevereiro, o Auditório de Carlos Paredes em Benfica recebe este trio magnífico e sua sonoridade especial, para um concerto de homenagem ao enorme guitarrista Carlos Paredes.
O Gajo – Auditório Carlos Paredes