Avançar para o conteúdo
O conto, para início de conversa minicurso sobre o género, por Amílcar Bettega

O conto, para início de conversa | minicurso sobre o género, por Amílcar Bettega

Segundas-feiras, 13, 20 e 27 de Março e 3 de Abril, das 18h às 20h O conto, para início de conversa | minicurso sobre o género, por Amílcar Bettega

13, 20 e 27 de Março e 3 de Abril, das 18h às 20h Preço por pessoa para o curso completa: € 25,00 (€ 8,00 para sessões avulsas) Acção dinamizada por Amílcar Bettega

Informações e inscrições: [email protected] // 910067560

O CONTO, PARA COMEÇO DE CONVERSA

Apresentação O curso propõe uma introdução ao estudo do conto através de um breve panorama sobre a evolução do gênero desde sua origem até a contemporaneidade, visitando algumas aproximações teóricas desenvolvidas por autores que não só escreveram contos, mas que também o pensaram teoricamente.

Metodologia As aulas serão expositivas, mas com espaço para a discussão em conjunto sobre a leitura de contos e ensaios considerados exemplares sobre o tema.

Programa

1º Encontro • As origens do conto. O conto clássico. O conto moderno. • Edgar Allan Poe e as bases do conto. • Tchekhov e o conto de atmosfera

Leituras prévias: o conto O Barril de amontillado, de Edgar Allan Poe; os contos Gricha e A dama do cachorrinho, de A. P. Tchekhov Leitura aconselhável: o ensaio A Filosofia da composição, de Edgar Allan Poe

2º Encontro • Cortázar, na trilha de Poe

Leituras prévias: os contos Casa tomada e As babas do diabo, de Julio Cortázar Leitura aconselhável: o ensaio Alguns aspectos sobre o conto, de Julio Cortázar

3º Encontro • Piglia e suas teses sobre o conto. • Borges como modelo da tese de Piglia • Hemingway e a teoria do iceberg

Leituras prévias: os contos O sul, de Jorge Luis Borges e Colinas como elefantes brancos, de Hemingway Leitura aconselhável: os ensaios Teses sobre o conto e Novas teses sobre o conto, de Ricardo Piglia

4º Encontro • O conto na contemporaneidade

Leituras prévias: os contos Cascalho, de Alice Munro; Isso, de Noemi Jaffe; A visita à Alemanha de Mr. Burdoff e Televisão, de Lydia Davis

 

Obs: é aconselhável, mas não necessária, a leitura dos ensaios. No que concerne aos contos, sua leitura é fundamental para que o debate seja produtivo. Obviamente, as leituras devem ser feitas antes das aulas.

 

Formador: Amilcar Bettega é um escritor brasileiro, autor de Deixe o quarto como está, Barreira, Prosa pequena, entre outros. Em Portugal, Os lados do círculo, vencedor do Prêmio Portugal Telecom (hoje renomeado Prêmio Oceanos), está publicado na Editora Caminho. Foi escritor residente do International Writing Program da Universidade de Iowa, nos EUA, em 2010. Além do Brasil, seus livros e contos estão publicados em países como Portugal, Espanha, Itália, França, Estados Unidos, Luxemburgo, Suécia e Bulgária. Doutor em Letras pela Sorbonne Nouvelle-Paris3, também atua como tradutor e professor de Literatura e Escrita Criativa, tendo lecionado em universidades em França, China e Brasil.

O conto, para início de conversa | minicurso sobre o género, por Amílcar Bettega

Deixe um comentário

Translate »