Avançar para o conteúdo
O Barbeiro de Sevilha...

O Barbeiro de Sevilha…?

28 abr > 21h 29 abr > 16h O Barbeiro de Sevilha…? [Teatro] de Grupo de Teatro Sénior no AMAS – Auditório Municipal António Silva

 

• SINOPSE Seis personagens de outra época, encontram-se presas num enredo complicado, não fosse este espetáculo inspirado na ópera de Giacchino Rossini, “O Barbeiro de Sevilha”. Onde assistimos às aventuras do Conde Almaviva para conquistar a sua amada, Rosina, com a ajuda do sempre prestável Fígaro e de Carmen a ama de Rosina, encontrando muitas dificuldades devido ao protetor e perceptor de Rosina, o velho Bartolo e da sua ama Leopoldina. Parece tudo uma grande confusão, e é mesmo. Entre disfarces, discussões e confusões, desenrola-se um romance, no mínimo curioso, que dará muito que falar.

Recorrendo ao vídeo, numa aproximação ao real do que poderia ser a cidade de Sevilha, habitada por estas personagens e a sua história, o espetáculo avança como um pequeno filme, que culmina com os atores em cena, num exercício de memória, tentando recordar o processo de filmagens, recriando parte das cenas e representando ao vivo o que poderia ser o fim desta história adaptada para teatro. Um espetáculo que desafia a barreira do ator/ personagem em conflito com a sua própria memória, recordando processos antigos e refletindo sobre os caminhos que o grupo tem vindo a percorrer ao longo dos últimos anos.

 

• SOBRE O DPA O Departamento de Pedagogia e Animação [DPA] do teatromosca tem como missão contribuir para o desenvolvimento do indivíduo, por via da prática artística ou do conhecimento e acesso à cultura, através do desenvolvimento de ações de formação técnica relacionadas com o saber teatral, apresentação de pequenos espetáculos ou leituras encenadas e dinamização de outras atividades de animação sociocultural.

Acreditamos que este projeto deve persistir como campo de experimentação, negociação e comunicação, com espaço para a criatividade e inovação, promovendo a diversidade cultural, e proporcionando o acesso democratizado à cultura. Assim, o DPA apresenta-se como espaço de intervenção social, lugar para a partilha de experiências e construção de conhecimentos. Através de um conjunto diversificado de atividades, pretende-se promover a interdisciplinaridade, o diálogo intercultural e a proximidade com as comunidades envolventes, trabalhando com públicos de todas as idades e origens, em estratégias concertadas e adequadas às expectativas e especificidades de cada grupo e cada lugar.

Procura-se partilhar memórias e estabelecer ligações afetivas com os diferentes públicos, levantar questões, desconstruir preconceitos e experimentar diferentes abordagens. O plano de atividades pretende-se abrangente, privilegiando estratégias lúdicas e participativas, com o propósito de cativar e fidelizar. É nosso objetivo trabalhar a criatividade e o espírito de equipa, promover o sentido crítico dos participantes, o respeito pela diferença e o sentido de responsabilidade.

Simultaneamente, a programação desenhada no âmbito do DPA, em estreita relação com os restantes projetos da companhia, ensaia uma maior aproximação às comunidades que acolherem esses mesmos projetos, trabalhando vários segmentos de público ou diferentes públicos. Neste sentido, proporcionam-se ainda experiências cruciais à captação de novos públicos, que poderão, em determinados momentos e em diferentes fases, ser implicados em diversos processos de criação artística.

Toda a rede de parcerias estabelecida é essencial e visa o diálogo formal e informal entre todos os parceiros, não descurando a criação de espaços informais para o encontro de indivíduos e o fortalecimento de laços na comunidade em que o teatromosca se insere. Nesse sentido, o DPA procurará envolver públicos de todas as idades e de distintas proveniências, não apenas crianças, mas também jovens, adultos e idosos.

 

• FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA Criação Coletiva: Beatriz Barbosa, Carmen Magalhães, Eduardo Vaz, Isabel de Carvalho, Leopoldina Figueiredo e Maria de Fátima Rodrigues | Direção: Carolina Figueiredo, Milene Fialho e Pedro Alves | Cenografia: Pedro Silva | Desenho de luz e operação técnica: Diogo Graça | Direção Técnica: Carlos Arroja | Fotografia: Catarina Lobo e Carolina Figueiredo | Produção Executiva: Inês Oliveira | Produção: teatromosca | Apoios: Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra, Casa da Cultura Lívio de Morais e 5àsec – Rio de Mouro

 

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA | M/12

DURAÇÃO | 60 minutos aprox. (sem intervalo)

 

LOTAÇÃO | 188 lugares (inclui quatro lugares para pessoas com mobilidade reduzida)

PREÇO DOS BILHETES | 7 € (preço normal); 5€ ( > 30 anos; pack familiar; profissional do espetáculo; > 65 anos; pessoas com deficiência). Aderentes Cartão CAES – dois bilhetes pelo preço de um normal.

INFO E RESERVAS | +351 91 461 69 49 (*Chamada para rede móvel nacional) | [email protected]

MORADA | AMAS – Auditório Municipal António Silva Shopping Cacém Rua Coração de Maria, nº 1 2735-470 Cacém


O Barbeiro de Sevilha…?

Data

28 - 29 Abr 2023
Desde

Hora

21:00

Comprar

Bilhetes

Localização

AMAS - Auditório Municipal António Silva
Shopping do Cacém, R. Coração de Maria nº1, 2735-470
Translate »