Avançar para o conteúdo
UM CARNAVAL FORA DO CARNAVAL - Mostra de fotografia

NEVE INSULAR 0,0003% – Algodão e Resistência

Inauguração da exposição
«Neve Insular 0,0003% – algodão e resistência»
CCCV – Centro Cultural de Cabo Verde
31 MAR | 18.30h
Entrada livre
O CCCV – Centro Cultural de Cabo Verde, a NI – Neve Insular e o i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade têm a honra de convidar para a inauguração da exposição “Neve Insular 0,0003% – Algodão e Resistência” no dia 31 de março pelas 18h30 no CCCV, Rua de São Bento, 640, 1250-222 Lisboa.
O evento inclui ainda um seminário e oficinas que irão decorrer nos dias 31 março e 1 abril, cuja programação está disponível em publicação na página do CCCV. Para se inscrever clique no link abaixo.
Contamos com a sua presença!
Sobre a exposição:
Neve Insular 0,0003% – algodão e resistência
Como podem o pensamento e as práticas artísticas em torno do algodão, o seu poder histórico e as suas histórias de resistência provocar diferentes processos de intersecção das forças da arte, ecologia e transformação social num contexto de crises ambientais, cognitivas, políticas e culturais?
O pensamento e prática artística da Neve Insular (NI) baseiam-se em 0,0003% da superfície terrestre da ilha de São Vicente, Cabo Verde cultivada com algodão e outras espécies em parceria com a Associação Agropecuária do Calhau e Madeiral. Um nada – tudo comprometido com a memória da plantação colonial de algodão e as novas proposições dos saber-fazer-pensar ligados à planta do algodão.
Sobre o coletivo NI – Neve Insular
NI – Neve Insular nasce da utopia de projetar saberes ancestrais da panaria cabo-verdiana. É um projeto holístico que integra as dimensões agroecológica, educativa e artística em todo o ciclo da fibra do algodão.
Em 2018, NI participou no Salão Created in Cabo Verde promovido pelo CNAD – Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design, iniciando uma plantação de algodão orgânico no Madeiral, ilha de São Vicente, Cabo Verde, em parceria com a Associação Agropecuária do Calhau e Madeiral (AAPCM).
Hoje, com o compasso do cultivo insular, experimentamos um novo tempo: o tempo da natureza, de ser e estar e o tempo de criação

Date

31 Mar 2023 - 01 Abr 2023
Desde

Time

14:30 - 18:00

Localização

CCCV - Centro Cultural de Cabo Verde
Rua de São Bento, 640, Lisboa

Deixe um comentário

Translate »