
Mundu Nôbu Experience regressa para celebrar a diversidade e a transformação social
No próximo dia 12 de novembro, o Capitólio será palco da segunda edição do Mundu Nôbu Experience, uma celebração única que mais do que uma experiência, procura ser uma homenagem aos que desafiam preconceitos e constroem um mundo mais justo.
Em linha com os ideais da associação, o Mundu Nôbu Experience, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC-Lisboa Cultura, dará voz a artistas que representam o compromisso com a transformação social e cultural. O festival contará com nomes como Ana Moura, cuja sonoridade atual reflete a capacidade de quebrar estereótipos e desafiar preconceitos, Pallex, artista que se prepara para lançar um álbum com produção internacional, e Bluay, jovem talento distinguido como Artista Revelação nos Prémios Play 2025
Uma vez mais, o evento ficará ainda marcado pelas contribuições da comunidade Mundu Nôbu. Nesta edição, o Mundu Nôbu Experience contará com perfomances de jovens talentos, que mostrarão o trabalho desenvolvido nas áreas da poesia, canto e dança.
No dia seguinte, na tarde do dia 13 de novembro, na Casa do Alentejo, terão lugar duas talks que reunirão personalidades da sociedade civil e dos setores social e político para debater diferentes formas de construir este Mundu Nôbu. Este momento será de entrada livre, mas sujeito a inscrição prévia.
Moderadas pela jornalista Rute Sousa Vasco, as talks terão como objetivo debater “Como garantir que ninguém fica para trás?” e “Como o Estado e a Sociedade Civil podem defender a democracia?”.
Para isso, a primeira mesa-redonda contará com as intervenções do jornalista Nuno Ramos Almeida; Flávio Almada, dirigente do Vida Justa; Tiago Pereira, CEO da Fundação Mendes Gonçalves e Ana Paula Costa, Presidente da Casa do Brasil.
Por sua vez, a segunda talk reunirá jovens membros de diferentes partidos políticos, contando com a participação de João Pedro Louro, Presidente da Comissão Política Nacional da JSD; Sofia Pereira, Secretária-Geral da JS; Catarina Marinho, Presidente da JP; Jorge Miguel Teixeira, representante da IL; Miguel Félix, membro da comissão política da direção nacional da JCP; Lou Loução, representante do BE e Daniel Ferreira, representante do Livre.
O ciclo de talks culmina com a intervenção inspiradora de Éder Lopes, campeão nacional e ex-jogador da seleção nacional de futebol, que fará o encerramento deste espaço de reflexão e partilha.
Se em 2016 uniu o país com um golo, hoje Éder volta a inspirar, desta vez com palavras que derrubam barreiras e promovem a inclusão.
O Mundu Nôbu Experience é um convite à esperança, à celebração da diversidade e à construção coletiva de um futuro mais inclusivo, onde o ponto de partida não determina o destino.
