
Mostra Carlos Pronzato
Mostra Carlos Pronzato
A Fábrica Braço de Prata apresenta um ciclo dedicado a Carlos Pronzato, poeta, escritor, diretor teatral e cineasta/documentarista argentino-brasileiro. O seu trabalho é reconhecido por revelar a cultura, a memória e as lutas populares, abordando temáticas de grande relevância social e histórica, dando voz a questões muitas vezes marginalizadas e promovendo um entendimento mais profundo da História e das culturas latino-americanas.
Após a exibição dos filmes, Carlos Pronzato conversará com o público sobre o documentário que está a realizar em Portugal: Foi bonita a festa, Pá. Memórias do 25 de Abril.
Programa:
3 julho CARABINA M2, UMA ARMA AMERICANA, CHE NA BOLÍVIA (2007, 90 min.) O nome do documentário faz referência à arma com a qual foi executado Guevara em 9 de outubro de 1967 e que se mostra pela primeira vez.
10 julho BUSCANDO A SALVADOR ALLENDE (2008, 70 min.) Salvador Allende nasceu em Santiago ou Valparaíso? A partir desta controvérsia começa a procura que este documentário realiza sobre um dos presidentes latino-americanos mais populares do continente.
17 julho PADRE JÚLIO LANCELLOTTI , FÉ E REBELDIA (2021, 43 min.) O trabalho do pároco da Igreja São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca em São Paulo com os mais vulneráveis, dando visibilidade aos moradores de rua. Mostra também a cultura capitalista do descartável e apresenta o perfil do sacerdote, as suas referências teóricas e práticas.
24 julho MESTRE MOA DO KATENDÊ , A Primeira VÍTIMA (2018, 46 min.) Realizado no calor dos acontecimentos, visa celebrar a memória do Mestre Moa, o seu legado e realizações dentro da cultura afro-baiana e denunciar o seu assassinato resultado da escalada da violência política estimulada pelo discurso fascista de ódio.
31 julho MÃES DA PRAÇA DE MAIO, VERDADE , MEMÓRIA E JUSTIÇA (2010, 40 min.) Em 30 de abril de 1977, 14 mulheres fazem pública a “desaparição forçada” dos seus filhos através das ações genocidas do terrorismo de Estado da ditadura argentina (1976-1983).