Avançar para o conteúdo
MIZUHIKI - NÓS JAPONESES

MIZUHIKI – NÓS JAPONESES

Mizuhiki – Nós Japoneses

Oficina

DATAS

Terça| 25 Julho

HORAS

10.30 às 12.30

Participantes
Mín.10, Máx.15

Público-alvo
M/16 anos (idade indicativa)

Preço
€25

Mizuhiki é uma corda feita em papel de arroz que, depois de uma aplicação de goma, é passada a ferro e tingida. Cada cor utilizada possui um significado, bem como cada nó, associados a ocasiões especiais como casamentos, funerais ou cerimónias budistas.

Trata-se de uma técnica que remonta ao século VII, que viria a ser adoptada pelos samurais a partir do século XVII para prender o cabelo no tradicional ‘motoyui’. A utilização da técnica evoluiu para um sem número de aplicações decorativas bem como funcionais – em objectos de adorno como brincos, pulseiras, leques e ganchos de cabelo – bem como na decoração e embrulho de presentes, que no Japão são quase tão importantes quanto a própria oferta. Uma técnica para descobrir nesta oficina, aliando o simbolismo tradicional à criatividade individual.

Susana Domingues. Mestre em Museologia: Conteúdos Expositivos (2009) pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa. Licenciada em Comunicação Social e Cultural, vertente cultural (2005) pela Universidade Católica Portuguesa. Entre 2005 e 2017 desenvolveu a sua atividade profissional em instituições culturais ligadas ao Extremo Oriente. Desde 2011 dinamiza o projeto Hands On HeArts dedicado à promoção de artes tradicionais Japonesas – Furoshiki, Sashiko, Kumuhimo, Hana Kanzasahi, Orikata e Mizuhiki. Através de workshops temáticos e da participação em eventos como a Festa do Japão tem divulgado a cultura Japonesa associada às artes manuais com origem no período Edo (1603–1868). Têm ainda estabelecido diversas parcerias como a Câmara do Comércio e Indústria Luso Japonesa e o INATEL.

 

Em caso de desistência: Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados. Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar [email protected]

 

 

PREÇOS

 

MIZUHIKI – NÓS JAPONESES

Data

25 Jul 2023
Desde

Hora

10:30
Categorias
Translate »