
MITOLOGIAS (PÓS-) HUMANAS E FICÇÕES TECNOLÓGICAS
MITOLOGIAS (PÓS-) HUMANAS E FICÇÕES TECNOLÓGICAS
Curadoria: Manuel Bogalheiro
Este evento na Culturgest, organizado em parceria com a revista Contemporânea, explora os mitos e ficções em torno da relação entre o humano e a tecnologia, analisando os imaginários contemporâneos e históricos que moldam essa interação. Dividido em dois momentos, o programa aborda diferentes perspectivas artísticas e teóricas sobre como as tecnologias emergentes desafiam nossa concepção do humano e da subjetividade.
Lou Cantor e Projeto (de)MONSTRAS Imaginários Artísticos
Data e Horário:
- 30 OUT 2024 (QUA):
- 16:30: Lou Cantor (Jozefina Chetko e Kolja Glaeser) — “Trabalho Afetivo e a Mente Expandida”
- 19:00: Projeto (de)MONSTRAS (Aida Castro, Ana Carolina Fiuza, Maria Mire, Catarina Braga) — “Imaginários, Corporalidades e Materialidades Anfíbias”
Descrição:
- Lou Cantor explora o projeto artístico Spiritual Reality, utilizando ficção especulativa para investigar a consciência e a subjetividade humanas em relação às novas tecnologias. O foco está na relação entre humano e máquina, questionando o dualismo tradicional através de imagens culturais sobre comportamento, afeto, trabalho, identidade, conhecimento, inteligência e espiritualidade.
- Projeto (de)MONSTRAS apresenta figuras de corpos-media que desafiam normas e convenções, explorando a hibridez e complexidade de identidades não-normativas em um contexto digital.
Ana Teixeira Pinto “A Mente do Homem um Ovário Não Usado” — A Inteligência Artificial Antes das Tecnologias de Informação
Data e Horário:
- 30 OUT 2024 (QUA): 19:00
Moderação: Manuel Bogalheiro
Descrição:
- Ana Teixeira Pinto, escritora, curadora e professora, examina concepções metafísicas da mente em relação à inteligência artificial. Ela analisa aspirações e ansiedades culturais que transcendem os avanços tecnológicos, explorando temas como fantasias evolutivas, masculinidade e a fronteira entre o humano e a busca pela imortalidade.
Local: Pequeno Auditório, Culturgest
Entrada: Gratuita, sujeita à lotação da sala (levantamento de bilhete 30 minutos antes de cada sessão)
Este evento oferece uma oportunidade única para explorar as interseções entre arte, tecnologia e filosofia, convidando o público a refletir sobre o impacto das tecnologias emergentes na nossa compreensão do que significa ser humano.