Avançar para o conteúdo

Metropolitana de Lisboa estreia obra vencedora do 1.º Prémio de Composição Francisco de Lacerda

A 17 de Setembro, sábado, na Biblioteca Nacional, em Lisboa, a Orquestra Metropolitana de Lisboa estreia a obra Sitll, Unfolding!, de Samuel Gapp, vencedora do 1.º Prémio de Composição Francisco de Lacerda, no último concerto do ciclo Encontros Sonoros Atlânticos 2022.
Dirigida pelo maestro Pedro Neves, e com a soprano Eduarda Melo, a Orquestra Metropolitana de Lisboa interpreta também a verão orquestral das Trovas de Francisco de Lacerda, uma raramente ouvida berceuse para orquestra de cordas do compositor açoriano e a belíssima suite Ma Mere L’Oye, de Maurice Ravel.
O Prémio de Composição Francisco de Lacerda é um dos maiores para jovens compositores em Portugal e é promovido pela Francisco de Lacerda – A Música e o Mundo, Associação Cultural.
O galardão visa fomentar a jovem criação musical de obras para orquestra em Portugal e premeia a composição vencedora com um montante de 7.500€, assegurando ainda a sua estreia e gravação.
Still, Unfolding!, a obra vencedora do 1.º Prémio de Composição Francisco de Lacerda, é a primeira peça orquestral do compositor alemão Samuel Gapp.
Considerando a terra natal do compositor açoriano Francisco de Lacerda, o título refere-se ao movimento constante, à transformação e às energias que partem de um grupo de ilhas vulcânicas no meio do oceano.
Samuel Gapp, de 25 anos, é pianista, compositor e artista interdisciplinar de origem alemã e residente em Lisboa, que tem desenvolvido o seu trabalho na música contemporânea, improvisada e jazz.
Entre 19 de Julho e 17 de Setembro, os Encontros Sonoros Atlânticos 2022 apresentam seis concertos nos Açores e Portugal Continental e um programa com uma estreia nacional e cinco mundiais que destacam a nova geração de criadores e intérpretes portugueses.
Com programação pelo compositor Vasco Mendonça e promovido pela Associação Francisco de Lacerda – a Música e o Mundo, o ciclo desta segunda edição principiou em São Jorge, atravessando depois a Terceira, São Miguel e termina em Lisboa.

Data

17 Set 2022
Expired!

Hora

18:00 - 20:30

Localização

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande 83, 1749-081 Lisboa




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.