Memória e Património em Destaque no Espaço Espelho D’Água – Exposição de Luís Jesus
Luís Jesus inaugura exposição “Memórias de Um Futuro Passado”, no dia 1 de outubro. Será a terceira de cinco exposições a apresentar no âmbito das celebrações finais do Espaço Espelho D’Água.
Aqui, temáticas como a Memória e o Património ganham destaque, num momento em que se aproxima a data de conclusão do projeto Espaço Espelho D’Água a 5 de novembro, após vários anos a aproximar pessoas e culturas. Recebeu mais de 300 mil pessoas em eventos privados e clientes passantes, e realizou cerca de 300 concertos e mais de 60 exposições. Inaugurado em setembro de 2014, o projeto do Espaço Espelho D’Água em Belém, Lisboa cumprirá o seu propósito. O de evidenciar neste local histórico o lado afetivo da viagem dos portugueses pelo mundo, através da gastronomia, da música e das artes plásticas.
Nesta exposição, somos guiados numa viagem intemporal. De elementos característicos e facilmente reconhecíveis, a experiências abstratas fora do tempo e do espaço. Nas suas obras sente-se a força das cores como espelho de um património físico, palpável e facilmente identificável.
Entre aguarelas de casas típicas, onde o traço é o elemento principal, e obras de cariz abstrato, onde a mancha de cor ganha força, cruzam-se nesta exposição o passado, o presente e o futuro. Luís Jesus sempre se interessou pelo desenho de locais emblemáticos, no entanto é a primeira vez que trabalha estes conceitos de forma tão consciente. Através das técnicas e materiais que utiliza em conjunto, experimenta e transmite sensações distintas de elementos e memórias que lhe são familiares. Por um lado, a pintura em aguarela sobre desenhos a caneta, permite-lhe explorar esta proximidade, lembrando os tantos Sketchbooks que tem vindo a fazer. Por outro, as manchas de cor nos seus trabalhos abstratos possibilitam uma expansão de horizontes, uma procura por novos caminhos e relações entre grupos de cores.
SOBRE LUÍS JESUS
Luís Jesus (n. 1963) nasceu em Lisboa, local onde vive e trabalha. É um autodidata na área do desenho e da pintura, interesse que nutre desde cedo. Mais tarde, o trabalho que desempenhou enquanto ilustrador ao longo de 15 anos permitiu-lhe desenvolver o desenho a um nível profissional. “Memórias de Um Futuro Passado” será a segunda exposição individual que apresenta, depois de expor em Loures em 1994. Conta também com exposições coletivas, na Ericeira (1995) e na Câmara Municipal de Loures (2017 e 2019).
Este último ciclo de exposições irá apresentar vários artistas, como poderá ser consultado no calendário abaixo:
3 a 15 de setembro | Jorge Correia | “Vultus Meus” – Terminada
17 a 29 setembro | Ariel de Bigault e Francisco Vidal | “Margens Atlânticas” (apresentada no contexto da Temporada Portugal-França 2022)
1 a 13 outubro | Luís Jesus | “Memórias de Um Futuro Passado: as Cores São o Que Foram”
15 a 27 outubro | Jonny Páscoa, Igor Costa e Fernandes de Pinho | “Não Temos Aulas Amanhã”
28 outubro a 5 novembro | Lino Damião | “Lândana ao Virei”
EXPOSIÇÃO
LUÍS JESUS
“MEMÓRIAS DE UM FUTURO PASSADO”
1-13 de outubro
Inauguração: 1 de outubro, das 17h – 20h
Horário: diariamente, das 11h às 00h
Período: 2 de outubro a 13 de outubro de 2022
Entrada gratuita