Avançar para o conteúdo
Mato Seco em Chamas ❋ Joana Pimenta e Adirley Queirós [ciclo de cinema 'Num Mundo Que Se Reinventa']

Mato Seco em Chamas ❋ Joana Pimenta e Adirley Queirós [ciclo de cinema ‘Num Mundo Que Se Reinventa’]

𝐌𝐚𝐭𝐨 𝐒𝐞𝐜𝐨 𝐞𝐦 𝐂𝐡𝐚𝐦𝐚𝐬 ❋ 𝐉𝐨𝐚𝐧𝐚 𝐏𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚 𝐞 𝐀𝐝𝐢𝐫𝐥𝐞𝐲 𝐐𝐮𝐞𝐢𝐫𝐨́𝐬 (Portugal, 2022) 17 Outubro • terça 21h duração: 153 min classificação etária: +14

❋ ENTRADA LIVRE

Léa conta a história das Gasolineiras de Kebradas, tal como ecoa pelas paredes da Colméia, a Prisão Feminina de Brasília, Distrito Federal, Brasil.

𝐉𝐨𝐚𝐧𝐚 𝐏𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚 Joana Pimenta é uma realizadora portuguesa. O seu mais recente filme, Um Campo de Aviação, teve a sua estreia no 69º Festival de Cinema de Locarno, e foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto, Festival de Cinema de Nova Iorque, Roterdão, CPH:Dox, Rencontres Internationales, Oberhausen, Valdivia, Mar del Plata, Edinburgh, entre outros, e recebeu o Prémio do Júri para Melhor Filme em Competição no Zinebi’58. Joana tem um doutoramento em Cinema e Artes Visuais pela Universidade de Harvard, onde actualmente lecciona Realização e é directora interina do Film Study Center para além de realizadora associada do Sensory Etnography Lab.

𝐀𝐝𝐢𝐫𝐥𝐞𝐲 𝐐𝐮𝐞𝐢𝐫𝐨́𝐬 Adirley Queirós é um ceneasta Brasileiro, autor de filmes como Era Uma Vez Brasília (2017), que teve a sua estreia no 70º Festival de Cinema de Locarno, onde recebeu a Menção Honrosa Signs of Life, e também Branco Sai, Preto Fica (2014), que passou em inúmeras salas de cinema no Brasil e foi galardoado com mais de 20 prémios. O seu trabalho passou já por locais como o Lincoln Center, Museu da Imagem em Movimento, ICA Londres, Pacific Film Archive, para além de aparecer em publicações como a Artforum, Cinemascope e Cahiers du Cinéma. Os filmes de Adirley tiveram estreias comerciais no Brasil, Estados Unidos, UK, Argentina, Portugal, entre outros países e estão neste momento disponíveis no canal The Criterion Collection. (Joana Pimenta não escreve segundo o Novo Acordo Ortográfico)

— ‘𝐍𝐮𝐦 𝐌𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐬𝐞 𝐑𝐞𝐢𝐧𝐯𝐞𝐧𝐭𝐚’ (ciclo) Nos meses de setembro e outubro, a Rua das Gaivotas 6 acolhe o ciclo de cinema “Num Mundo Que Se Reinventa”, comissariado pelo Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista, integrado no programa “Gaivotas no Pátio”. São apresentadas quatro obras da nova produção cinematográfica portuguesa de jovens realizadores que se têm destacado ao longo dos últimos anos.

Mato Seco em Chamas ❋ Joana Pimenta e Adirley Queirós [ciclo de cinema ‘Num Mundo Que Se Reinventa’]

Translate »