
Masterclass com Violette Horvat
No âmbito da Festa da Francofonia 2025, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e a APPF associaram-se novamente para propor uma masterclass, desta vez, com a realizadora de cinema Violette Horvat.
A realizadora francesa, também ligada à música, comunicará sobre a sua última obra, Les Fausses Notes, e sobre a sua participação no Nikon Film Festival, festival de curtas-metragens a decorrer no momento em França.
O encontro com os estudantes e professores acontecerá no dia 26 de março, às 16h30, na NOVA FCSH – Campus Avenida de Berna. Este evento está aberto a todo o público que se interesse por este tema – o cinema francês.
No final da sessão, haverá um momento de debate aberto a todos os participantes.
A participação é gratuita, mediante inscrição obrigatória, através deste formulário, e limitada às vagas existentes.
Será emitido um certificado de presença aos participantes.
Observação : a masterclass está associada ao webinar RDV FLE que terá lugar no dia 25 de março (aberto a todos, mediante inscrição prévia) e a uma oficina de cinema conduzida pela realizadora (para alunos de francês da zona de Lisboa).
ENCONTRO TRANSMITIDO ONLINE
Violette Horvat estudou cinema na ÉSEC – École de cinéma et audiovisuel – em Paris e, depois, a partir de 2012, trabalhou como assistente de realização em longas-metragens e séries de TV. Uma primeira participação na competição do Nikon Film Festival em 2023 permitiu que a sua curta-metragem Gros Poisson, co-realizada com um amigo, ficasse em 10.º lugar no prémio do público entre 2229 filmes. Participou depois na produção de vários episódios da série Les Bracelets Rouges.
Também ligada à música, começou a tocar violino aos cinco anos de idade e estudou no Conservatório de Montpellier e Besançon, onde obteve o seu diploma de estudos musicais com honras do júri. Em 2009, ingressou no ciclo profissional do conservatório de Fontenay-sous-Bois.