Avançar para o conteúdo
MARIDOS - Teatro Mosca

MARIDOS – Teatro Mosca

2, 3 e 4 de JUN > 21h
inspirado no filme “Husbands”, de John Cassavetes
pelo teatromosca
SINOPSE
No dia 21 de setembro de 1970, no programa de televisão “The Dick Cavett Show”, o anfitrião recebeu os três atores de “Husbands”, com o objetivo de promover o filme realizado por John Cassavetes. Os três convidados -o próprio realizador, acompanhado por Peter Falk e Ben Gazzara -pareciam estar altamente embriagados e, durante 35 minutos, fumaram, rebolaram no chão, dançaram de modo absurdo, beijaram o apresentador, gritaram, ininterruptamente, uns com os outros e com o público. Rapidamente, o programa transformar-se-ia num espetáculo caótico. É em diálogo com este emblemático filme e com esse estranho evento televisivo, mais inspirados pelo mapeamento do processo criativo do realizador norte-americano, pelos ecos que a sua obra produziu e pelos diálogos que poderá estabelecer com a atualidade, do que propriamente pelo argumento de “Husbands”, que nos propomos a construir um espetáculo -protagonizado agora por três atrizes, Leonor Cabral, Joana Cotrim e Carolina Figueiredo. Este “Maridos”, dirigido por Pedro Alves, centrar-se-á tanto na discussão em torno dos mesmos temas propostos pela obra de Cassavetes -o subtítulo do filme anunciava mesmo que se tratava de “uma comédia sobre a vida, a morte e a liberdade -como na dissecação desses instantes em que os corpos se encontram, no cinema e nas artes performativas, assente num terreno fluído onde as fronteiras que tenderiam a separar a vida da arte, a realidade da ficção, o teatro do cinema, são, claramente, desafiadas.
SOBRE
O teatromosca é uma companhia de teatro fundada em Sintra em 1999. Produziu espetáculos com textos de Eric Bogosian, John Berger, Samuel Beckett, Francisco Luís Parreira, Gil Vicente, Gao Xingjian, Sharman Macdonald, Jaime Rocha, entre outros. Coproduziu projetos com o Centro Cultural Olga Cadaval, Theatro Circo de Braga, Casa Conveniente, CAPa, Fundação Cultursintra, Lugar Comum, Festival de Sintra, Théâtre dela Tête Noire, entre outros. Recentemente, produziu a Trilogia Norte-Americana, adaptando três dos mais influentes romances norte-americanos (“Moby-Dick”; “O Som e a Fúria”; “Fahrenheit 451”), o projeto de audiowalks “MODOS DE VER: _ _ _”, os espetáculo “Anónimo”, de Jorge Palinhos, “O Triunfo das Porcas”, a partir de texto de George Orwell, ou “O Deus das Moscas”, adaptado do romance de William Golding, com direção artística de Pedro Alves. Desde 2015, tem vindo a colaborar regularmente com a companhia francesa Théâtre de la Tête Noire,
dirigida pelo encenador Patrice Douchet, em coproduções e intercâmbios. É objetivo da companhia garantir colaborações com estruturas artísticas e culturais afins, e outras instituições, de natureza diversa, de implantação local, nacional ou internacional. O teatromosca tem procurado diversificar e consolidar essa rede, envolvendo parceiros e coprodutores em todo o processo de criação dos projetos, através da sua participação em diferentes fases. Ao mesmo tempo que procura servir um circuito nacional e internacional de intercâmbio de projetos, a companhia pretende trazer para Sintra outros projetos e estruturas com quem se tem cruzado, com quem tem colaborado ou com quem tem afinidades artísticas. Desde 2017, é responsável pela gestão e programação do AMAS –Auditório Municipal António Silva, no Cacém, espaço com capacidade para 188 espetadores. Entre outros projetos, a companhia organiza anualmente o MUSCARIUM -festival de artes performativas em Sintra, assegura a tutoria do grupo de teatro Duas Senas em parceria com o Centro de Educação para o Cidadão Deficiente de Mira Sintra, e possui um projeto editorial, a moscaMORTA, que, anualmente, promove a edição de textos dramáticos originais de jovens dramaturgos portugueses ou outros textos relacionados com as artes do espetáculo.
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Criação: Pedro Alves, a partir do filme homónimo de John Cassavetes | Interpretação: Leonor Cabral, Joana Cotrim e Carolina Figueiredo | Conceção de vídeo e realização: Ricardo Reis | Direção técnica e desenho de luz: Carlos Arroja | Cenografia: Pedro Silva | Figurinos: Helena Guerreiro | Apoio técnico: Diogo Graça | Operação de vídeo em direto: Marco Lopes (Show Ventura) | Ilustração: Alex Gozblau | Direção de produção: Inês Oliveira | Assistência de encenação: Milene Fialho | Produção executiva e fotografia: Catarina Lobo | Produção: teatromosca
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA | M/16anos
DURAÇÃO |120 minutos (aprox.)
LOTAÇÃO | 188 lugares (inclui quatro lugares para pessoas com mobilidade reduzida)
PREÇO DOS BILHETES | 7 € (preço normal); 5€ (<25anos; pack familiar; profissional do espetáculo; + 65 anos; pessoas com deficiência). Aderentes Cartão CAES -dois bilhetes pelo preço de um normal.
INFO E RESERVAS | 91 461 69 49 | geral@teatromosca.com
MORADA | AMAS –Auditório Municipal António SilvaShopping Cacém, Rua Coração de Maria, nº 12735-470 Cacém
MARIDOS – Teatro Mosca

Data

02 - 04 Jun 2022
Expired!

Hora

21:00

Localização

AMAS - Auditório Municipal António Silva
Shopping do Cacém, R. Coração de Maria nº1, 2735-470




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *