Avançar para o conteúdo

Maratona Literária dedicada este ano ao poeta Nichita Stănescu

O Dia Nacional da Cultura Romena será assinalado em 2023 pelo ICR Lisboa e pela Embaixada da Roménia na República Portuguesa através da tradicional Maratona Literária, desta vez com público, após duas edições consecutivas em formato online. O evento terá lugar no dia 13 de janeiro de 2023, na sede do ICR Lisboa, a partir das 17h00, e será dedicado à obra de Nichita Stănescu – uma prestigiada personalidade da literatura romena do século XX, com um importante contributo para o desenvolvimento da linguagem lírica romena, cuja obra teve um amplo eco internacional. A maratona de leitura terá início com a evocação da obra do escritor, assinalando assim os 90 anos do seu nascimento, respetivamente 40 anos da morte do poeta.

 

Cada leitor terá à disposição cerca de 5 minutos para a sua leitura, seja em português, seja diretamente em romeno, podendo, para esse efeito, escolher um dos livros da Biblioteca do Instituto Cultural Romeno ou da sua biblioteca pessoal. As leituras terão como ponto de partida obras assinadas por autores romenos clássicos, modernos ou contemporâneos, com foco em Nichita Stănescu. Uma vez que as traduções portuguesas da sua obra são poucas, os participantes são incentivados a fazer as suas próprias traduções, pelas quais serão recompensados com prémios especiais, sendo as traduções mais bem-sucedidas publicadas nas redes sociais do ICR Lisboa.

 

As sessões de leitura e o diálogo com o público serão moderados pela Profª. Rodica-Adriana Covaci, que, desde 2007 até à data, leciona o curso de língua romena para estrangeiros no ICR Lisboa. Em 2018, foi condecorada com a Ordem do Mérito Cultural pelo seu contributo pessoal na promoção e preservação do ensino na língua romena e empenho na manutenção da identidade cultural no seio da comunidade romena em Portugal. Durante a maratona, as leituras serão acompanhadas musicalmente pelo jovem guitarrista português Paulo Torres.

 

Os interessados ​​em participar no evento deverão inscrever-se, com nome e apelido, indicando também o texto proposto para leitura, através do e-mail: icrl.geral@mail.ptprime.pt, até 12 de janeiro de 2023.

 

A maratona da leitura, que já se tornou uma tradição no espaço lusitano, foi organizada pela primeira vez em 2017, sob o título “Lisboa lê em romeno”, reunindo um número recorde de participantes. Por essa razão, o projeto foi continuado nos anos seguintes, sob várias formas e temáticas. Em 2018, a maratona foi integrada na “Semana Cultural Romena”, organizada na Universidade de Lisboa (UL) e evocou a envergadura universitária do ilustre filólogo Victor Buescu, exilado em Portugal após a instauração do regime comunista na Roménia. A anfitriã do evento foi a sua própria filha, Helena Carvalhão Buescu, professora de literatura comparada na Faculdade de Letras da UL. A terceira edição celebrou Constantin Brâncuși, em Lisboa e no Porto, a partir de textos assinados por autores romenos que prestaram homenagem à vida e obra do grande escultor. Em 2020, a maratona foi ocasionada pela publicação do mais importante volume de popularização da literatura romena no espaço lusitano nos últimos anos: “Antologia de Poesia Romena Contemporânea” (edição bilingue, romeno e português), com tradução de Corneliu Popa, editado em 2019 pela Guerra & Paz Editores, com o apoio do Instituto Cultural Romeno, através do programa TPS (Translation and Publication Support Programme). As edições de 2021 e 2022 decorreram em formato online, com gravações de leituras sob o tema: Literatura romena contemporânea no mundo lusófono, tendo como convidado especial o poeta e tradutor Dinu Flămând, respetivamente poemas de Mihai Eminescu, traduzidos por Doina Zugrăvescu, com o lusitanista Dan Caragea em primeiro plano.

 

Ao longo dos anos, a maratona reuniu embaixadores, diretores de institutos culturais, altas individualidades do meio cultural português, bem como jovens entusiastas romenos e portugueses que declamaram textos assinados por autores romenos.

Date

13 Jan 2023
Expired!

Time

17:00 - 20:00

Localização

Instituto Cultural Romeno
Rua do Barao 10 - Lisboa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *