Avançar para o conteúdo

Madalena Caldeira – Live Jazz no Távola Jazz Club

Madalena Caldeira – Voz

A cantora de 22 anos nasceu a 15 de outubro de 2003, na Ilha da Madeira. Começou a sua jornada musical aos 8 anos, participando de eventos locais e programas de rádio antes de iniciar formalmente aulas de canto e teatro.

À medida que o seu interesse pelo jazz crescia, esteve no Conservatório Profissional de Artes da Madeira em 2018, matriculando-se no programa de Performance de Jazz. Durante esse período, integrou a Orquestra de Jazz do Funchal, apresentando-se com alguns dos nomes mais importantes da cena jazzística portuguesa.

Ao longo de sua trajetória académica, participou em masterclasses e aulas particulares com aclamados artistas internacionais de jazz, incluindo Simon Moullier, Dianne Reeves, Kurt Elling, Jazzmeia Horn, Perico Sambeat, Joel Ross, Bill Charlap, Miguel Zenón, Fred Hersh, Ben Street, Gregory Hutchinson, entre outros.

Em 2022, Madalena iniciou a sua licenciatura em Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com alguns dos principais nomes do jazz português.

Em 2023, apresentou-se com seu quarteto no Festival de Jazz do Funchal e contribuiu com letras originais para um projeto chamado Electric Miles. Em 2025, estreou o seu próprio quinteto no renomado Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal. Também em 2025, Madalena foi convidada pessoalmente por Aaron Parks para se apresentar em duo e quarteto, explorando um repertório que incluía canções clássicas e menos conhecidas do cancioneiro americano, além de composições originais.

Hugo Lobo – Piano

Hugo Lobo nasceu em 2002, mas é já um dos músicos mais ativos na cena jazz nacional, integrando diversos projetos como pianista e organista. Fora do panorama jazzístico, faz também parte da banda do fenómeno Slow J., responsável por um dos últimos grandes abanões na música portuguesa. De momento, Hugo Lobo prepara as composições originais com que espera finalizar em breve o seu primeiro álbum.

Mateus Saldanha – Guitarra

Nos últimos três anos em Lisboa, fez vários concertos, tocando para outros músicos como em nome próprio com o seu trio, apresentando-se em grandes festivais de jazz em Portugal (EDP Cool Jazz, Festival de Jazz Caldas da Rainha, Funchal Jazz).
Em Novembro de 2021, com apenas 19 anos, Mateus Saldanha participou no Jarek Smietana Jazz Guitar Competition, tendo sido um dos vencedores da competição. Um dos júris foi o aclamado guitarrista Wolfgang Muthspiel.
“Mateus Saldanha sensitive and charismatic performance earned him an invitation from Wnuk to perform at the Kraków Summer Jazz Festival next summer. The 19 year old from Coimbra, Portugal is developing his own unique style, and this performance will definitely be one to look out for.” – London Jazz News
Mateus Saldanha já tocou com músicos bastante conceituados no jazz em Portugal, como Ricardo Toscano, João Moreira, Nelson Cascais, Filipe Melo, Alexandre Frazão, Romeu Tristão, entre outros.
Mateus já conta com um vasto leque de composições originais, as quais irá gravar posteriormente em estúdio.

Mateus Saldanha Trio – I’ll Be Seeing You – https://fb.watch/uknBc7ItbX/

Carlos Barretto – Contrabaixo

Carlos António Barreto de Andrade Amaro (Estoril, 18 de julho de 1957), mais conhecido como Carlos Barretto, é um contrabaixista de jazz e artista plástico português.
Nascido no Estoril, em 1957, Carlos Barretto teve contacto com a música desde cedo, através do pai, que tocava guitarra e harmónica cromática, além de ser frequente em sua casa a audição de discos de espetros musicais variados, desde os clássicos , aos mais modernos músicos de jazz da altura. Aos seis anos inicia a aprendizagem da guitarra, mas é aos dez nos que inicia o estudo no Conservatório Nacional de Lisboa (piano e solfejo) passando posteriormente para o Contrabaixo, por influência das sonoridades ouvidas no Festival de Jazz de Cascais, tendo então estudado com o professor Armando Crispim, com quem concluiu o curso de música do Conservatório Nacional de Lisboa. Nesta fase, e paralelamente, frequenta a escola de Jazz do Hot Club de Portugal, onde estabelece as bases da sua relação com o Jazz e faz as primeiras experiências regulares com músicos locais deste género musical.
Entre os trabalhos mais recentes, conta-se o CD Labirintos (Edição Clean Feed) de 2010.
Barretto mantém ativos vários projetos musicais, nomeadamente o “Quarteto Carlos Barreto”, o projecto “Lokomotiv”, as suas atuações a solo, e o projeto “Solo Pictórico” em que incorpora música e pintura.
Em 2014, inserido nas Comemorações do Mandela International Day, promovido pela Embaixada da África do Sul, coordena a construção de um retrato do activista com tampas de plástico, com a participação da população local.

Carlos Barretto é irmão da cantora portuguesa Filomena Amaro.

João Ribeiro – Bateria

Nascido em 1998, é baterista e cantor especializado na área do Jazz.
Foi aluno de Michael Lauren na ESMAE, no Porto, e terminou os seus estudos em 2022, tendo concluído o Mestrado em Performance no seu instrumento.
Presentemente, Atua como um emergente baterista no contexto do Jazz em Lisboa e no Porto, tendo já colaborado com músicos como Nanã Sousa Dias, Desidério Lázaro, João Pedro Coelho, Miguel Meirinhos, Bruno Santos, Clara Lacerda e Romeu Tristão.

João Ribeiro “Lilacs in the Rain” – https://youtu.be/8Rt4itHM068?si=ApVg60-rUKddKU55

Tags:

Data

06 Fev 2026
Desde

Hora

22:00

Localização

Távola Jazz Club
Távola Jazz Club
R. Cel. Bento Roma n 16, 1700-177 Lisboa

Categorias