LST – Lisboa String Trio com Sofia Vitória
30 de junho | 21:00
Depois de três discos editados – “Matéria” (2014), galardoado em 2015 com o prémio Carlos Paredes, “Lisboa” (2016), nomeado para a categoria de Melhor disco de 2016 pela Sociedade Portuguesa de Autores e “Aqui e Ali” (2020), com uma das canções “Ai mas ai de mim” (Tiago Torres da Silva/José Peixoto) interpretada por Cristina Branco a ser galardoada com um prémio atribuído pelos IPMA (International Portuguese Music Awards) na categoria “Best fado performance”, o grupo encerra um proveitoso ciclo.
Na inquieta continuação da exploração de uma linguagem que foi definindo e criou raízes, agora com uma formação renovada, o LST – Lisboa String Trio preparou um novo reportório e um novo disco para 2023. “Canções Concretas e Outras Histórias” é lançado nas plataformas digitais a 21 de Abril.
Da formação anterior mantêm-se dois músicos, José Peixoto (guitarra) e Carlos Barretto (contrabaixo). E a estes juntam-se o músico catalão Marc Planells (alaúdes, sitar e percussão) e, como convidada, Sofia Vitória (voz), na sequência de gratificantes colaborações anteriores com outras vozes (Cristina Branco, Maria Berasarte e Ricardo Ribeiro).
A sonoridade do grupo ganha novas matizes, explora novas direções, mantém a “localização cultural” e, sem perder de vista a matriz instrumental que caracteriza a sua música, para além das canções, conta com a capacidade de Sofia Vitória poder usar a voz como se de um instrumento se tratasse, graças ao seu background ligado ao jazz.
Canções Concretas e Outras Histórias
Este novo passo contempla 11 temas, das quais seis canções assinadas por José Peixoto são baseadas em inédita “poesia aberta” do autor João Monge, rompendo com o processo mais habitual de “música-letra”,
Esta construção, uma novidade nunca ensaiada na relação criativa destes dois autores, permite formas musicais mais “abertas” e mais abstratas o que as aproxima profundamente da própria raiz e identidade do LST.
Constam ainda do alinhamento temas de Carlos Barretto, Marc Planells e Sofia Vitória.
Novos e inexplorados territórios se abrem para acolher o novo futuro deste original grupo.
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Guitarra | José Peixoto
Contrabaixo | Carlos Barretto
Alaúdes, Sitar e Percussão | Marc Planells
Voz e Percussão | Sofia Vitória
Som | Suse Ribeiro
Produção Executiva | Espelho de Cultura
DURAÇÃO aprox. 60 min.
O TEATRO IBÉRICO – CENTRO DE CULTURA E PESQUISA DE ARTE TEATRAL tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia do Beato, do Instituto do Emprego e Formação Profissional – IEFP e da Audex. É uma estrutura membro d’A DESCAMPADO.
NOTAS
INFORMAÇÕES E RECOMENDAÇÕES:
- Informações e Reservas – [email protected] / +351 927 510 092;
- Horário do Funcionamento da Bilheteira: 2 horas antes do espetáculo;
- Hora Limite para levantamento das Reservas: 30 minutos antes do espetáculo;
- Cadeirantes ou pessoas com mobilidade condicionada devem entrar em contacto com a bilheteira do Teatro Ibérico, através do e-mail [email protected] ou do telefone +351 927 510 092;
- Confirme o seu bilhete no ato da compra;
- É obrigatório conservar o seu bilhete até ao fim do espetáculo;
- Não é permitida a entrada na sala depois do início do espetáculo e não será devolvido o valor do bilhete em caso de atraso;
- Caso tenha de sair da sala durante o espetáculo, não lhe será permitido voltar a entrar;
- Não é permitido o registo de áudio e vídeo, assim como a captação de imagens sem autorização prévia;
- Não é permitido comer e/ou beber na sala de espetáculos;
- Os telemóveis devem estar desligados;
- Os programas ou elencos estão sujeitos a alterações.
LST – Lisboa String Trio com Sofia Vitória