Avançar para o conteúdo
Loafing Hero 'Jabuti' + Shaka’s Lo-Fi Experience ⟡ ZDB

Loafing Hero ‘Jabuti’ + Shaka’s Lo-Fi Experience ⟡ ZDB

Entrada: 8€
Bilhetes disponíveis online: https://zedosbois.bol.pt/

Loafing Hero
Lançamento do álbum ‘Jabuti’
“Jabuti” arranca com “Vagamundo”, tema que joga com palavras e, sobretudo, motivos que explicam a razão por detrás do primeiro álbum a solo de Bartholomew Ryan enquanto Loafing Hero. O músico e filósofo irlandês, que reside em Lisboa há algum tempo, tirou o plural da sua banda, os The Loafing Heroes (onde participam João Tordo, Giulia Gallina, Judith Retzlik e Jaime McGill), e assumiu que se iria reencontrar e resolver-se nas oito canções que compõem “Jabuti”. Gravado durante uma residência artística em 2020 no meio da selva brasileira, em Espírito Santo, Ryan aproveitou a sua estadia num mosteiro budista para experimentar um processo criativo intenso e impulsivo, que explora as suas fragilidades e descobertas pessoais, bem como inocência, calma e partilha.
Ao longo de alguns dias, o músico decidiu criar canções a partir do nada, uma por dia, usando apenas a sua voz e guitarra. Daí, “Vagamundo”, “Jabuti” está em constante reconhecimento da jornada que o envolveu, é um álbum à deriva por todo o lado, existindo e respirando nesse estado de presença deslocalizada, destituído de qualquer ideia de fixação. É um excelente tema de abertura para esta viagem, as constantes mutações acolhem as diferentes inspirações – não só musicais – de Bartholomew Ryan para os temas seguintes: quando se chega ao tema final, “Iguatu”, é inevitável sentir que é um homem mudado. Com ele, a sua música também foi mudando e quando se volta às canções, sente-se que já não são as mesmas. Por outras palavras, cresce a cada audição.
Ajuda o trabalho realizado após o seu regresso à Europa, com o produtor Tadklimp (produziu Notwist e muitos títulos do catálogo da berlinense Morr Music). Vestiram as canções com mais instrumentos e ambientes que colocam “Jabuti” numa espécie de filho tardio das canções mais calmas de “Ok Computer”, dos Radiohead. A apresentação ao vivo destas belíssimas canções acontece no início da Primavera, momento mais do que apropriado para renascer em conjunto com Bartholomew Ryan e as canções com alma de selva e coração pacificado de “Jabuti”.
Shaka’s Lo-Fi Experience
Joaquim de Brito, aka Shaka, is a Portuguese musician. While living in Seattle, and inspired by the Northwest’s unique combination of urban energy and pure nature, Shaka created “Shaka’s Lo-Fi Experience” – a tribute to Jimi Hendrix’s groundbreaking electric sound and to Naná Vasconcelos unparalleled percussive talent. In concert, Shaka plays a berimbau (a single-string percussion instrument of African origin) and lo-fi apparatus. In January 2022, Shaka released his solo album called Shaka’s Lo-Fi Experience (label: Garden Collective), containing sonically experimental tracks such as ‘Second Extinction’, ‘Refugee’, and ‘Native American’.

Loafing Hero ‘Jabuti’ + Shaka’s Lo-Fi Experience ⟡ ZDB

Data

31 Mar 2022
Expired!

Hora

22:00
Galeria Zé dos Bois (ZDB)

Localização

Galeria Zé dos Bois (ZDB)
Rua da Barroca 59 - Lisboa
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-galeria-ze-dos-bois/
Janeiro 2022
Fevereiro 2022
Abril 2022
Maio 2022
Junho 2022
No event found!
Ver Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.