
“Live Cinema” de Vincent Moon
Uma experiência visual e musical única – Vincent Moon traz o seu “Live Cinema” e convida o Coro dos Anjos, as violoncelistas Joana Guerra e Helena Espvall, o dançarino Robin Decourcy e mais surpresas.
Vincent Moon (nome verdadeiro Mathieu Saura, nascido em 25 de agosto de 1979) é um cineasta independente e explorador sonoro. Ele foi cocriador dos “Concertos à emporter” da Blogothèque, dedicados à música indie ocidental. Por mais de vinte anos, ele foi um nômade, viajando pelo mundo com uma câmera nas costas, documentando música popular e sacra, cerimônias de transe e experimentos sonoros para sua Coleção Petites Planètes, que até hoje inclui mais de 1.300 filmes, todos publicados em código aberto. Ele produz e distribui filmes sem seguir os padrões estabelecidos da indústria, rompendo com a narrativa ocidental e questionando a hibridização de nossas práticas digitais. Ele compartilha todo o seu trabalho, filmes e gravações musicais, gratuitamente na internet, sob uma licença Creative Commons.
Sua performance “Live Cinema” foi apresentada em centenas de locais e festivais ao redor do mundo, incluindo o MOMA (Nova York), o Barbican (Londres), o Jeu de Paume (Paris), a Villa Medici (Roma), o Le Guess Who (Utrecht), o Inhotim (Brasil), o Terraforma (Milão), o Café Oto (Londres), o MEG (Genebra), o Eye (Amsterdã), o Musée du Quai Branly (Paris), o Fès Sacred Music Festival (Marrocos), o Big Ears (Tennessee), o Irtijal (Beirute), o Humboldt Forum (Berlim), o MASP (São Paulo), o Ozora (Hungria), o Zébulon (Los Angeles), o Breaking Convention (Reino Unido) – e em cidades tão diversas quanto Catmandu, Vilnius, Taipei, Calcutá, Tbilisi, Cidade do México, Tóquio…