Avançar para o conteúdo
Lisboa Soa

Lisboa Soa

26 — 28 ago 202210h – 18h

Entrada livre

> 6 anos

Acesso ao Museu: levantamento de bilhete, 10h00 – 18h00

Acesso às performances: levantamento de bilhete no próprio dia, a partir das 15h

 

Festival de arte sonora itinerante e participativo que valoriza a criação artística, atribuindo-lhe um contexto social e ecológico. Este ano o Lisboa Soa tem como mote a Reinvenção e divide-se entre as Carpintarias de São Lázaro e o Museu de Lisboa – Teatro Romano.

INSTALAÇÃO

(Casa de Fresco e terraço)

26 AGO | 28 AGO

DAWN SCARFE
OUTSIDE INFLUENCE

Instalação constituída por uma série de recipientes sensíveis ao som do ambiente.
Volumes de ar dentro de cada vaso vibram em taxas específicas, com cavidades maiores respondendo a sons mais baixos e corpos menores respondendo a registos mais altos. Uma mistura de pequenos microfones, transmissores e altifalantes dentro dos vasos permite trocas lúdicas entre o espaço acústico, objetos e o seu entorno. Os vidros são modelados em ressoadores científicos do século XIX, usados para identificar tons ou notas particulares
no som de instrumentos musicais.

PERFORMANCES

26 AGO | 19h30

RICARDO MARTINS

OCASO

Ocaso é a nova criação de Ricardo Martins. Trata-se de uma continuação do trabalho desenvolvido em Incerteza Absoluta e Chão de Cobras, criado para o festival Lisboa Soa. Celebra o desmoronamento em formato canção. Com bateria, voz, sensores, gravações e sintetizadores modulares. Cogita sobre o fim do fim, a parte final da parte final.

27 AGO | 17h
RICCARDO LA FORESTA
DRUMMOPHONE INSTALLATION

Riccardo La Foresta vem apresentar a sua última instalação sonora, desenvolvida no outono para o festival Unsound de Cracóvia: uma intervenção site specific que esbate a linha entre performance sonora e sound art. Uma pilha de baterias, que se assemelha a um órgão de igreja, cria colunas de som, ressonâncias e arpeggios lentos, revelando uma nova arquitetura do Museu de Lisboa – Teatro Romano.

28 AGO | 18h30
MARIA KOMAROVA
555 BUGS

Maria Komarova faz uso de objetos encontrados e de instrumentos eletroacústicos caseiros para criar uma paisagem onde materiais elementares ganham novos significados. Interagem, movem-se, ressoam e produzem pequenos sons: sussurros, estalidos, guinchos e rangidos. Os objetos tornam-se seres sónicos específicos com qualidades próprias. O aparente lado repetitivo e primitivo da paisagem sonora transporta o ouvinte a um mundo de campainhas de mentol, sereias de um olho, girinos de limão, tigres de gengibre, insetos de plástico e outros bichos.

28 AGO | 19h30
DAWN SCARFE e LUCIA H CHUNG
LU:WN

lu:wn é um projeto colaborativo entre Dawn Scarfe e Lucia H Chung que explora repetição e ressonância em sistemas acústicos e eletrónicos. O performer é a corda de uma guitarra elétrica: tocada sem ser tocada, usando excitadores eletromagnéticos que escutam a corda e
direcionam um campo oscilante simpático de volta para ela, fazendo-a vibrar. Os ‘arrepios’ da corda são ocasionalmente ajustados com molas. Este som é então samplado através de um circuito de loop secundário, criando “cascatas de consequências” através de feedback
em diferentes formas.

WORKSHOPS

28 AGO | 11h30 – 13h
MARIA KOMAROVA
Workshop de eletrónica para crianças
Inscrições: lisboasoa@gmail.com

Maria Komarova é uma artista intermedia natural da Bielorrússia que se dedica essencialmente ao teatro pós-dramático, à cenografia, ao som e às artes visuais. Centra a sua prática artística na exploração do agenciamento dos objetos, de várias entidades inanimadas e na descoberta de formas de interação entre elas. Trabalha com o princípio de repensar as funções primárias das coisas e o uso consciente das tecnologias existentes.

 

Raquel Castro direção artística
Hélder Nelson direção técnica
Rita Maia produção executiva
Tiago Silva e Luís Alcatrão/GhostCreative Productions produção
Carla Martinez cenografia e assistência artística
Carla Isidoro comunicação e imprensa

fotografia: © Vera Marmelo

Data

26 - 28 Ago 2022
Expired!

Hora

18:00

Localização

Vários Locais
Lisboa




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.