Avançar para o conteúdo
Lisboa Ano Zero olhares fotográficos 2015-2021

Lisboa Ano Zero: olhares fotográficos 2015-2021

18 e 19 dezembro
sábado 11h e 14h30
domingo 17h
Catarina Botelho, David Guéniot & convidados
Lisboa Ano Zero: olhares fotográficos 2015-2021
Desdobrando-se em três sessões, este é o terceiro momento de uma série imaginada pelos fotógrafos Catarina Botelho e David Guéniot em que olhares e representações da cidade de Lisboa têm sido discutidos por fotógrafas, urbanistas, arquitetos, artistas e outras habitantes. Tem como ponto de partida o estado atual de uma cidade que procura um novo sopro, entalada entre a interrupção dos fluxos turísticos e a suspensão provocada pela crise sanitária. Fruto de uma popularização da imagem de Lisboa enquanto cidade cosmopolita e de lazer, o impacto do turismo e a financeirização crescente do espaço urbano público e privado transformou as formas de ver e de viver a cidade. Mais recentemente, a pandemia de covid, ao suspender os modos habituais de produção da (e na) cidade, revelou não só as fraquezas e as desigualdades geradas por esse modelo de desenvolvimento, como reorientou a atenção para zonas e habitantes da cidade menos visíveis (ou invisibilizados).
Na primeira manhã tem lugar a apresentação de trabalhos realizados entre 2015 e 2021, alguns por uma nova geração de fotógrafas; à tarde, discutem-se as alterações estruturais na cidade face às suas dinâmicas de longa duração. E no dia seguinte interrogam-se caminhos possíveis, tendo em conta o atual impasse pandémico.
Conversa
Sala Manuela Porto
Entrada livre (sujeita à lotação do espaço mediante inscrição prévia para bilheteira@teatrodobairroalto.pt)
Divided in three sessions, the third moment of this series in which gazes and representations of the city of Lisbon have been discussed by photographers, urban planners, architects, artists and inhabitants begins by looking at the alterations and acceleration that tourism and the financialization of urban space provoked on the life of the city – now seen through the particular perspective of the 2020 pandemic, with its impasses and all that it brought to the fore.
Fotografia Pedro Jafuno

Lisboa Ano Zero: olhares fotográficos 2015-2021, de Catarina Botelho, David Guéniot & convidados – Teatro do Bairro Alto

Data

18 - 19 Dez 2021
Expired!

Hora

11:00
TBA - TEATRO BAIRRO ALTO

Localização

TBA - TEATRO BAIRRO ALTO
R. Ten. Raul Cascais 1 A, 1250-268 Lisboa
Fevereiro 2022
Abril 2022
Maio 2022
Junho 2022
No event found!
Ver Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.