Acessibilidade:
- Espetáculo em inglês com legendagem em português para pessoas surdas.
A artista Ligia Lewis (1983, Santo Domingo) apresenta-se pela primeira vez em Lisboa com “A Plot / A Scandal”, uma peça que evoca e satiriza os espectros da História e da memória corporal, trazendo para o palco os fantasmas de protagonistas reais de histórias de exploração e opressão. Entrelaçando narrativas históricas, episódicas, políticas e míticas, Lewis inspira-se nas vidas de Maria Olofa (Wolofa), líder da rebelião de escravos de Santo Domingo em 1521, do artista e revolucionário cubano José Antonio Aponte, e de sua bisavó, Lolón Zapata, uma combatente da resistência negra.
Nesta assombração, a palavra inglesa “plot” assume um triplo significado: a estrutura de uma história; uma alusão às relações de propriedade e às “parcelas de terra” teorizadas pelo pensador do Iluminismo e beneficiário do comércio de escravos John Locke; e um plano ou conspiração que busca a fugitividade e a vingança. Para Ligia Lewis, os escândalos são incidentes onde a fantasia e o prazer assumem um papel central. Procurando saber a quem se destina esse prazer e a que custo, a nova trama da coreógrafa explora o palco onde os escândalos se multiplicam.
Numa dança entre o afeto e a corporificação, ver e ser visto, “A Plot / A Scandal” é uma cena em construção, onde o entusiasmo pelo que não se encaixa pode encontrar o seu lugar.
Ficha Artística:
- Conceito, coreografia, direção artística e texto: Ligia Lewis
- Interpretação: Ligia Lewis
- Assistência de coreografia e interpretação em substituição: Corey Scott-Gilbert, Justin Kennedy
- Pesquisa dramatúrgica: Sarah Lewis-Cappellari
- Pesquisa: Michael Tsouloukidse
- Desenho de luz e direção técnica: Joseph Wegmann
- Música original e sonoplastia: George Lewis Jr AKA Twin Shadow & Wynne Bennett
- Narração: George Lewis Jr AKA Twin Shadow
- Equipa técnica de som: Max Eilbacher, Neda Sanai
- Cenografia: Ligia Lewis
- Figurinos: SADAK
- Equipa técnica de palco: Jachya Freeth, Senol Sentürk, Anna Cackett
- Produção e administração: Sina Kießling
- Produção de difusão: Nicole Schuchardt
- Assistência de produção: Julia Leonhardt
- Produção: Ligia Lewis
- Coprodução: HAU Hebbel am Ufer, Ruhrtriennale, Arsenic – Centre d’art scénique contemporain, Tanzquartier Wien, Kunstencentrum VIERNULVIER, Kaserne Basel, Walker Art Cente