
Lembrar José Rodrigues Miguéis
Homenagem da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior recupera a memória de José Rodrigues Miguéis, com um conjunto de iniciativas que assinalam simbolicamente os 45 anos da morte do escritor lisboeta, a 27 de outubro do presente.
A homenagem ao escritor, cujo processo iniciou no ido ano de 1995, chega depois de um caminho odisseico e é perpetuada, agora, pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, conjuntamente com os primeiros signatários da petição lançada já em 2023. “Uma placa no prédio onde nasceu José Rodrigues Miguéis” – assim se intitulara a petição pública diriga aos órgãos municipais a reivindicar a colocação de uma placa evocativa do escritor José Rodrigues Miguéis, nome maior da literatura de Lisboa, que teve como primeiros signatários Teresa Martins Marques e Eduardo Cintra Torres.
LEMBRAR JOSÉ RODRIGUES MIGUÉIS | Programa
▪️ CONVERSA “NOS PASSOS DE JOSÉ RODRIGUES MIGUÉIS”
27 de outubro, segunda-feira, 16h00
Galeria Santa Maria Maior, Rua da Madalena, 147
Teresa Martins Marques | Investigadora e ensaísta, doutorada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem-se dedicado ao estudo da literatura portuguesa contemporânea e, em particular, da obra de José Rodrigues Miguéis – publicou O Imaginário de Lisboa, um livro fundamental sobre a presença da cidade na ficção do autor e Nos passos de José Rodrigues Miguéis, biografia escrita como um romance, tanto diarístico quanto dialogal. É especialista na relação entre literatura e espaço urbano, com uma escrita crítica muito sensível ao modo como Lisboa é representada na narrativa portuguesa.
Eduardo Cintra Torres | Sociólogo, professor universitário e crítico de televisão e publicidade. É autor de vários livros sobre comunicação e cultura mediática, incluindo História da Publicidade em Portugal. É também conhecido pelas suas colunas no Público e no Jornal de Negócios. Tem um olhar muito atento sobre os media e a forma como moldam a cultura contemporânea.
Ricardo Gonçalves Dias (moderação) | Vogal do Executivo com o pelouro da Cultura na Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e autor publicado
▪️ DESCERRAR DA PLACA EVOCATIVA
27 de outubro, segunda-feira, 17h00
Rua da Saudade, n.º 12, morada de nascimento do escritor
