Lançamento em Portugal do volume Culpada sem culpa de Elena Dumitrescu-Nentwig
O Instituto Cultural Romeno em Lisboa e a Embaixada da Roménia na República Portuguesa organizam na sexta-feira, dia 28 de abril de 2023, pelas 19h00, na sede do instituto (Rua do Barão 10, Alfama), o lançamento, em romeno, do volume Vinovată fără vină (Culpada sem culpa) de Elena Dumitrescu-Nentwig. O romance foi publicado em 2022 pela Editora “Ordessos” do Museu Distrital Argeș.
Em sinal de reconhecimento pelo seu empenho e contributo na promoção da identidade e dos valores romenos, Elena Dumitrescu-Nentwig, personalidade ativa da vida cultural portuguesa e importante membro da comunidade romena em Lisboa, foi premiada, em 2018, no âmbito da Gala “100 pelo Centenário”, projeto celebrativo das autoridades romenas dedicado à elite da diáspora romena.
Elena Dumitrescu-Nentwig, membro da União dos Músicos da Roménia, nasceu em Braila. Formou-se pelo Conservatório “Ciprian Porumbescu” de Bucareste, na classe dos professores Valentin Teodorian e Hero Lupescu. O reconhecimento internacional como soprano lírica deu-se a partir de 1970, logo após a sua partida para o exílio. Atuou com parceiros famosos, nos grandes palcos da Alemanha, Áustria, França, Espanha, Itália, Holanda, República Checa, Polónia e Israel. Depois de se retirar da carreira musical, Elena Dumitrescu-Nentwig começou a dar aulas de canto a jovens solistas da Bélgica, Polónia, Alemanha e Portugal. Ao mesmo tempo, o seu talento literário e a paixão pela escrita levaram-na a colocar no papel, em romeno e alemão, romances, peças de teatro, livros infantis, contos de fadas, poemas, obras que tiveram eco favorável junto dos leitores e na imprensa especializada. Entre os volumes publicados pela artista estão os romances Naufragiaţii din Brăila (em português Os náufragos de Braila); Noi, romii şi restul lumii (Nós, os ciganos e o resto do mundo); Iubire la margine de eșafod (Amor à Beira do Cadafalso); Credinciosul meu dușman (O meu fiel inimigo), que recebeu a distinção da Fundação “Itaca” (Dublin) para o Melhor livro de prosa 2017 dos escritores romenos da diáspora; o livro de contos de fadas e histórias De răsfoit (em português Para Folhear) (com a versão em alemão “Zum Blattern”); o conto Taina celor două perle (O Segredo das duas pérolas) e o conto Adevărate sau imaginate, de întâmplat s-au întâmplat (Reais ou imaginários, aconteceram na realidade). Depois de se ter afirmado enquanto romancista, Elena Dumitrescu Nentwig lançou-se na dramaturgia, publicando duas peças de teatro em romeno: O chestiune de onoare (Uma questão de honra) e Tânăr pentru o zi (Jovem por um dia), inspiradas em acontecimentos do meio social alemão.