Lançamento do livro, “Lutando na periferia: o ensino musical em Lisboa (1860-1910)”, de Joaquim Carmelo Rosa
Lutando na periferia: o ensino musical em Lisboa (1860-1910), de Joaquim Carmelo Rosa
LANÇAMENTO | 14 nov. ’23 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
Este livro constitui, na sua essência, uma tradução da tese de doutoramento do autor, Joaquim Carmelo Rosa. A obra enquadra-se na Coleção de Estudos Musicológicos publicada em parceria pelo CESEM/NOVA FCSH e pela editora Colibri e é apresentada por Manuel Carlos de Brito.
«Este estudo examina a evolução do ensino musical em Lisboa entre 1860 e 1910 através do estudo das suas principais instituições e atividades pedagógicas – públicas e privadas, profissionais e amadoras. Em primeiro lugar analisa o contexto – geral e local – de maneira a entender as principais influências e constrangimentos presentes nesse ensino. Analisa seguidamente de que modo as instituições musicais evoluíram, interagiram entre si e contribuíram para uma vida musical, cultural e social mais rica e aberta. Ao fazê-lo, vai mais além do próprio ensino da música, discutindo questões como as da democratização da música, do seu estatuto social e do dos músicos, de classe, de profissionalismo, do papel dos amadores, de género e da circulação das tendências musicais através da Europa.»
Joaquim Carmelo Rosa
«Considerando-se embora no período entre 1860 e a implantação da República em 1910, o presente estudo não deixa, contudo, de incluir uma panorâmica crítica do ensino musical antes da fundação do Conservatório, assim como das primeiras fases dessa instituição […]. Por outro lado, ele não se limita unicamente ao espaço do Conservatório, mas analisa detalhadamente outras instituições e espaços privados de ensino da música. Da muito ampla recolha de dados documentais e do seu cuidado tratamento e análise resulta pela primeira vez um quadro extremamente amplo e pormenorizado do ensino musical na capital de um país desde sempre altamente centralizado. A importância da visão crítica que Joaquim Carmelo Rosa nos proporciona reside particularmente no facto de ela não se limitar a considerar as questões do ensino musical, mas de através delas nos fornecer uma imagem esclarecedora do lugar habitualmente pouco prestigiado que os músicos profissionais ocupavam no seio da sociedade lisboeta e do limitado nível de exigência e de expectativas que eles suscitavam junto dessa mesma sociedade, a qual ao mesmo tempo parece ter encarado por vezes a atividade musical amadora num patamar superior ao dos próprios profissionais.»
Manuel Carlos de Brito
Sobre o autor
Joaquim Carmelo Rosa é doutorado pela Universidade de Londres (Royal Holloway) em Musicologia Histórica. Licenciou-se e concluiu o Mestrado em Ciências Musicais na Universidade NOVA de Lisboa. Estudou ainda no Conservatório Nacional e no Instituto Gregoriano de Lisboa. Após ter ensinado em diversos conservatórios e escolas de música, leciona, desde 1994, no Ensino Superior Politécnico e Universitário, nomeadamente nas áreas de História da Música, Estética Musical e Metodologias de Investigação.