Avançar para o conteúdo
convite_lancamento-livro-Musica-de-D.-Pedro-Cristo_29-nov.-24_1mg.png

LANÇAMENTO | A música de Dom Pedro de Cristo (c. 1550-1618)

A música de Dom Pedro de Cristo (c. 1550-1618)

LANÇAMENTO | 29 nov. ’24 | 18h00-19h30 | Auditório | Entrada livre

imagem_capa_lanamento_a msica de dom pedro de cristo c. 1550-1618_150pxO Coro de Câmara de Lisboa (CCL), em parceria com o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM, NOVA FCSH), publica as obras do compositor Dom Pedro Cristo inclusas no manuscrito com a cota MM 36 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Será o maior contributo, até à data, para a preservação e divulgação da música do mestre crúzio. As obras ficarão também disponíveis digitalmente no sítio Archive of Iberian Polyphony.

Dom Pedro de Cristo (c. 1550-1618) é um dos mais significativos e inspirados compositores portugueses. Nas palavras de Mário de Sampaio Ribeiro, um «compositor de tomo e de raro engenho». Apesar disso, a sua extensa obra – mais de 200 composições musicais religiosas e profanas – ainda não mereceu um olhar aprofundado e abrangente por parte dos especialistas (na década de 1980 esteve prevista a edição da obra completa de Pedro de Cristo na série Portugaliæ Musica da Fundação Calouste Gulbenkian; infelizmente, esse valoroso trabalho da autoria de Ernesto Gonçalves de Pinho não chegou a conhecer a letra impressa). Consequentemente, as edições críticas e gravações continuam a ser raras. Uma dessas gravações, um CD apoiado pela DGArtes, Dom Pedro de Cristo: Esplendor Musical do Mosteiro de Santa Cruz (Lisboa, CCL, 2018), revelou um interesse notório e internacional pela sua música: três das faixas do dito CD integram as seis músicas mais ouvidas do CCL no Spotify (num total 199 faixas de 8 CDs). A obra mais popular de todas é o vilancico/cançoneta “Ay mi Dios”, com 8771 audições de 5366 ouvintes de todo o mundo (apenas nos últimos 12 meses)!

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra é a instituição guardiã da quase totalidade da obra musical de Pedro de Cristo, visto que herdou o acervo musical proveniente do Mosteiro de Santa Cruz da mesma cidade, um dos mais prestigiados centros musicais europeus, onde o compositor se formou e exerceu o seu mister durante várias décadas. Esse acervo inclui muitos manuscritos musicais (MM) e, entre estes, contam-se os únicos autógrafos conhecidos de Pedro de Cristo: os MM 8, MM 18, MM 33 e MM 36. O MM 33 foi parcialmente transcrito por Owen Rees, Music by Pedro de Cristo (c. 1150-1618): an edition of the motets from Coimbra Biblioteca Geral da Universidade, MM 33 ( Nova Iorque, Abingdon: Routledge, 1998), mas, infelizmente, é um livro raro e caro. O manuscrito que ora se publica, o MM 36, contém um total de 50 obras de Pedro de Cristo (além de 4 vilancicos/cançonetas e uma missa, estão incluídos motetes, responsórios, salmos, antífonas, aleluias, cânticos e hinos).

O êxito nacional e internacional da música de Dom Pedro de Cristo, e a escassez de partituras disponíveis e inteligíveis para poderem ser utilizadas por coros de todo o mundo, foram a pedra-de-toque e a motivação para conceber e concretizar o livro Música de Dom Pedro de Cristo: uma edição do MM 36 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Para atingir este propósito, foi fundamental contar com a estreita colaboração do Prof. Doutor João Pedro d’Alvarenga, um renomado especialista na música ibérica deste período, e o autor do sítio Archive of Iberian Polyphony, onde as 50 obras ficarão livremente disponíveis.

O livro será apresentado pelo Prof. Doutor Manuel Pedro Ferreira. O Coro de Câmara de Lisboa, dirigido por Teresita Gutierrez Marques, interpretará algumas obras incluídas no livro.

António Jorge Marques

Data

29 Nov 2024

Hora

18:00 - 19:30

Localização

Biblioteca Nacional de Portugal
Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande 83, 1749-081 Lisboa
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-biblioteca-nacional-de-portugal/
Translate »