Avançar para o conteúdo
KRISTINE BALANAS E ORQ. M. D. FERNANDO II

KRISTINE BALANAS E ORQ. M. D. FERNANDO II

Kristine Balanas
Kristine Balanas é uma violinista natural da Letónia. Tem-se destacado em múltiplas competições, conquistando o 3º lugar na 66° International ARD Music Competition, e conquistado o título de Young Artist of the Year no Grand Music Awards da Letónia.  Tem-se se apresentado a solo com orquestras internacionalmente reconhecidas, como a London Philharmonic Orchestra, a Bavarian Radio Symphony Orchestra, Orchestre de Chambre de Paris, entre muitas outras, colaborando frequentemente com a Berliner Philharmonie, o Southbank Centre, e o Carnegie Hall. Balanas começou como artista de rua e cantora de rock e, após estudar na Royal Academy of Music na classe de György Pauk, e na Hochschule für Musik Hanns Eisler, com Kolja Blacher, as suas origens artísticas marcam ainda presença nas suas prestações em palco, com interpretações “selvagens, arrojadas, dramáticas” (The Strad). Kristine apresentou-se a solo com a London Philharmonic Orchestra, a Royal Philharmonic Orchestra, a Bavarian Radio Symphony Orchestra, a Orchestre de Chambre de Paris, a RTÉ National Symphony Orchestra, a Camerata Jerusalem Israel, a Das Sinfonie Orchester Berlin, a European Union Youth Orchestra, entre muitas outras orquestras.
A Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II assume-se como um inovador projeto que visa assegurar no Concelho de Sintra uma programação musical regular de padrão elevado.
Embora sediada no Centro Cultural Olga Cadaval, a OMS pretende descentralizar os seus concertos procurando levar a música a todas as Freguesias do Concelho e interagir de forma muito próxima com as populações locais valorizando a grande riqueza e diversidade sociocultural de toda a área concelhia.
Por outro lado, e, paralelamente à atividade regular, a OMS pretende também ser um motor cultural e impulsionador do desenvolvimento educativo musical pelo que interage de forma muito próxima com os agentes locais, nomeadamente escolas de música, bandas filarmónicas e outros agentes de cultura e educação, por forma a dar a possibilidade aos alunos destas contactarem de perto com a estrutura profissional da OMS e assim assegurar-se uma aprendizagem artística mais consistente.
Em resumo, a grande missão da OMS é democratizar e massificar o acesso à grande música e com isso contribuir de forma sustentada para o desenvolvimento cultural de todo o concelho de Sintra.

Cesário Costa
Cesário Costa tem vindo a distinguir-se como um dos mais ativos maestros portugueses da sua geração. Depois de concluir, em Paris, o Curso Superior de Piano, estudou Direção de Orquestra, completando a Licenciatura e o Mestrado na Escola Superior de Música de Würzburg (Alemanha). Em 1997, foi bolseiro do Festival de Música de Bayreuth e vencedor do III Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra e, desde então, foi convidado para dirigir inúmeras formações nacionais e estrangeiras. Foi Presidente da Metropolitana/Associação Música, Educação e Cultura, instituição que gere a Orquestra Metropolitana de Lisboa (da qual foi também Diretor Artístico), a Academia Nacional Superior de Orquestra, a Escola Profissional Metropolitana e o Conservatório da Metropolitana. Foi Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra do Algarve, da Orquestra Clássica do Sul, da Orquestra Clássica de Espinho, da Orquestra de Câmara Musicare e Maestro Titular da OrchestrUtópica. É Investigador Integrado do CESEM (FCSH-UNL), Professor na Academia Nacional Superior de Orquestra, Programador do Centro Cultural de Belém, Diretor Artístico dos Concertos Promenade do Coliseu do Porto, Diretor Artístico do In Spiritum – Festival de Música do Porto, Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II, Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfónica Ensemble e Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Bomtempo. Nos últimos anos, Cesário Costa dirigiu, entre muitas outras, a Royal Philharmonic Orchestra, a Berliner Symphoniker, a Nürnberger Symphoniker, a Orquestra da Ópera de Gotemburgo, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música, a Orquestra Clássica da Madeira, a Orquestra da Extremadura, a Orquestra Sinfónica de Múrcia, a Orquestra Sinfónica de Bari, a Orquestra Sinfó

Bilhetes

Neste concerto, a Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II, acompanha a jovem e reconhecida violinista da Letónia, Kristine Balanas, que interpreta o Concerto para Violino em Ré Maior de L. van Beethoven. Ao contrário do que seria de esperar de um concerto do período romântico, esta obra tem a particularidade não se caracterizar pela demonstração virtuosística, dando prioridade a uma linha melódica desafiante, exigindo profundidade e elegância ao intérprete que a executa. O programa conta ainda com música de Bartok e Ligeti, e o Scherzo em Ré Menor de Rachmaninoff, no ano do seu 150° aniversário.

Ficha Artística:
Cesário Costa, maestro
Kristine Balanas, violino
Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II

Programa:
S. Rachmaninov, Scherzo em Ré Menor
G. Ligeti, Old Hungarian ballroom dances
B. Bartok, Danças populares romenas
L. van Beethoven, Concerto para violino em Ré Maior

KRISTINE BALANAS E ORQ. M. D. FERNANDO II

Data

18 Jun 2023
Desde

Hora

18:00

Localização

Parque da Liberdade (Sintra)
Volta do Duche 60, 2710-631 Sintra
Translate »