Jordi Savall – Hespèrion XXI
Data:
- 22 de dezembro de 2024, domingo, 18:00
Local:
- Grande Auditório, Fundação Calouste Gulbenkian
Compra de Bilhetes:
- 17 de junho, 10:00 – Compra online antecipada (Cartão Gulbenkian Mais) *
- 18 de junho, 10:00 – Compra online
*Para aceder à compra antecipada, disponível apenas para as Plateias A e B, deverá efetuar o login na sua conta MyGulbenkian.
Preço:
Participantes:
- Hespèrion XXI
- Jordi Savall
Programa:
- Innocentio Alberti (ca. 1535-1615)
- Pavan of Alberti – Gallyard
- Christopher Tye (? -1572)
- In Nomine Crye
- Robert Parsons (1535-1572)
- The song called trumpets a 6
- Pierre Attaignant (1494-1552)
- Pavane de la Guerre
- Orlando Gibbons (1583-1625)
- In Nomine a 5
- John Dowland (1563-1626)
- Semper Dowland semper dolens
- The King of Denmark’s Galliard
- Giovanni Maria Trabaci (1575-1647)
- Durezze e ligature
- Giuseppe Guami (ca. 1540-ca. 1611)
- Canzon 4 Sopra “La Battaglia”
- Anthony Holborne (1545-1602)
- Galliard (24)
- Clement Woodcock (1540-1590)
- Browning my dear a 5
- John Ward (1571-1638)
- Fantasia n.º 4
- Anónimo (mss. Philidor, 1600-1620)
- Pavane de la petitte Guerre
- Gaillarde a 6
- Bourée d’Avignonez
- William Brade (1560-1630)
- Turkische Intrada
- Alfonso Ferrabosco (1575-1628)
- Fantasia a 6 (78)
- William Brade
- Galliard a 6
- John Jenkins (1592-1678)
- The Bell Pavan a 6
- Sebastián Aguilera de Heredia (1561-1627)
- Tiento de Batalla
- Samuel Scheidt (1587-1654)
- Galliard Battaglia
- William Lawes (1602-1645)
- Paven V a 5
- Marc-Antoine Charpentier (1643-1704)
- Passecaille
- Henry Purcell (1659-1695)
- Fantasia upon one note
- Johann Sebastian Bach (1685-1750)
- Contrapunctus 1
- Contrapunctus 9 alla duodecima
- Joan Cabanilles (1644-1712)
- Obertura
- Corrente italiana
Duração aproximada:
- 90 min.
Descrição: Na sequência do incansável e inestimável trabalho de recuperação e revalorização da música medieval, renascentista e barroca, durante muito tempo caída no esquecimento, o maestro catalão Jordi Savall e o seu Hespèrion XXI apresentam um programa de consort music, balizado entre 1550 e 1750. Incluindo compositores como Dowland, Purcell ou Bach, entre muitos outros menos conhecidos, o foco é dirigido às “mais belas peças da segunda parte da Renascença até ao período do Barroco”, segundo Savall, tocadas por uma formação de violas da gamba, o instrumento em que o músico se especializou.
Para mais informações e para adquirir bilhetes, visite o site da Fundação Calouste Gulbenkian.
Jordi Savall – Hespèrion XXI