João Moreira/Ricardo Dias/Bernardo Moreira + João Ribeiro – Live Jazz no Távola Jazz Club
João Ribeiro – Bateria e Voz
Nascido em 1998, é baterista e cantor especializado na área do Jazz.
Foi aluno de Michael Lauren na ESMAE, no Porto, e terminou os seus estudos em 2022, tendo concluído o Mestrado em Performance no seu instrumento.
Presentemente, Atua como um emergente baterista no contexto do Jazz em Lisboa e no Porto, tendo já colaborado com músicos como Nanã Sousa Dias, Desidério Lázaro, João Pedro Coelho, Miguel Meirinhos, Bruno Santos, Clara Lacerda e Romeu Tristão.
João Ribeiro “Lilacs in the Rain” – https://youtu.be/8Rt4itHM068?si=ApVg60-rUKddKU55
João Moreira – Trompete
João Moreira nasceu a 11 de Junho de 1970 em Lisboa e toca trompete desde os 11 anos. É licenciado desde Janeiro de 1999 em Jazz e Música Contemporânea pela New School for Social Research (Nova York), onde teve oportunidade de estudar contraponto, teoria atonal e composição com Henry Martin, composição de Jazz e desenvolvimento motívico na improvisação com Richie Beirach, e trompete com Charles Tolliver e Jimmy Owens.
Actuou com diversos músicos portugueses (como Mário Laginha, Maria João e Carlos Barretto) e estrangeiros (Rick Margitza, Bruce Barth, Phil Markowitz, Robert Sadin, Tom Harrel, Tim Hagans, Mark Turner, Ira Coleman, Troy Davis, John Ellis e Sylvia Cuenca). Integra actualmente várias formações: Septeto de Pedro Moreira, Sexteto de Bernardo Moreira, Quinteto de Nuno Ferreira, Lena d’Água, Big Band do Hot Clube de Portugal e a orquestra residente do Festival de Jazz de Guimarães. Com esta última trabalhou com músicos como Markus Stockhausen, Julian Arguelles, Martin France, Nguyen Lê, Carles Benavente e sob a direcção de Gianluigi Trovesi, Bob Mintzer, Maria Schneider, Gil Goldstein e Michael Gibbs.
Verdes Anos (Carlos Paredes) – João Moreira e Ricardo Dias – Funchal Jazz 2023 – https://youtu.be/WDLhiZbgkuY?si=0T7AL4MMjSeMu3Ui
Bernardo Moreira
Bernardo Moreira é um contrabaixista português, filho de Bernardo Moreira (Binau) e irmão dos músicos Pedro Moreira, João Moreira e Miguel Moreira. Começou os estudos musicais com 16 anos, tendo frequentado a Academia dos Amadores de Musica de Lisboa e estudado com Fernando Flores, Niels-Henning Ørsted Pederson, Rufus Reid e Reggie Workman.
Paralelamente à sua carreira de músico é professor da Escola de Jazz do Hot Club de Portugal.
No final da década de 80 tocou em vários clubes de jazz em Portugal e no estrangeiro, com músicos como Eddie Henderson, Norman Simmons, Al Grey, John Stubblefield, Carl Burnett e Frank Lacy. Entre 1991 e 1992, tocou com Daniel Humair e o trombonista Yves Robert no Festival Internacional de Jazz de Lisboa; com Valery Ponomarev em Madrid; com o seu grupo Moreiras Quinteto em Espanha, França, Angola, Moçambique e África do Sul.
A sua discografia inclui Luandando do Moreiras Quinteto com Freddie Hubbard (Movieplay),Encontro em Lisboa com a participação de Eddie Henderson (Movieplay), Tudo Muda – Bernardo Moreira Trio com Steve Slagle (Movieplay) e discos de Maria Viana, Big Band Hot Club Portugal (com Benny Golson, Curtis Fuller e Eddie Henderson), Nanã Sousa Dias, Quarteto de Mário Laginha, Trio de Carlo Morena com Rick Margitza, Paulo Gomes e Fátima Serro.
Gravou This is it, o último trabalho discográfico de André Sarbib.
Bernardo Moreira “Viva a Música” – https://youtu.be/3ZxZJtGnNRg?si=CV8QHv8NIoJoGVjL
Ricardo Dias – Piano
Ricardo Dias – No acordeão e no piano, Ricardo Dias é um músico com nome no mundo do jazz. É diretor musical de Cristina Branco e produtor de vários CD’s distinguidos com o prémio José Afonso.
Ricardo Dias Ensemble – https://youtu.be/oYCmA_wVW_k?si=gmn8W-5ztCHxNbAq