Avançar para o conteúdo

JEREMIAS FISHER – ISABELLE ABOULKER / OPERAFEST LISBOA 2022

Cantado em Português
Duração: 1h
M5

“ Esta história é para as crianças solitárias. Ou que se tornarão um dia”

É esta a dedicatória que Mohamed Rouabhi escreve na sua peça Jérémy Fisher. Uma forma comovedora de introduzir a história deste menino, filho de uma família de pescadores que nasce sob o signo de peixes e que de metamorfose em metamorfose se vai transformando num menino peixe, até chegar a hora de ir finalmente viver para o Oceano.

Trata-se de uma ópera de câmara da compositora francesa Isabelle Aboulker (2007), que tem dedicado grande parte da sua obra ao público mais jovem, aqui apresentada na versão portuguesa do barítono Luís Rodrigues. Dotada de uma simplicidade, poesia e profundidade arrebatadoras, com uma música de uma grande beleza, esta ópera marca o arranque do ciclo Público do futuro, dedicado à sensibilizaçlão dos mais jovens e respectivas famílias à ópera.

Encerra uma mensagem fortíssima sobre a liberdade e o preço de se ser diferente, iniciática às vicissitudes da vida e ao oportunismo à espreita, e sobre o nosso crescimento, transformação, aceitação e respeito. Este menino que se vai tornando num peixe e não pode viver no elemento onde todos vivem, simboliza a transformação que todos sofremos ao longo do crescimento e da vida e do indivíduo versus sociedade, da diferença e da natureza de cada um em confronto com o todo. É preciso muito amor e inteligência por parte dos pais, para o aceitarem como ele é – diferente de todos os outros meninos e ainda mais, para aceitarem que o têm de deixar partir, uma metáfora para a transformação que todos nós sofremos ao longo do crescimento, em que deixamos de ser crianças dependentes dos nossos pais, para sermos adultos que precisam de partir para a sua própria vida.

Direcção cénica e coreografia: Silvia Real
Cenografia: Mariana Ramos
Figurinos: Ainhoa Vidal
Desenho de Luz: Pedro Santos
Assistência de direção cénica e coreografia: Filipe Baracho e Susana Domingos Gaspar

Elenco
Tom: André Henriques
Jody: Mariana Fernandes
Médico: Luís Rodrigues
narrador: Pedro Fontes

Coro infantil do Operafest Lisboa
Quarteto Ensemble MPMP

Data

01 - 03 Set 2022
Expired!

Hora

21:00 - 23:00

Localização

Museu Nacional de Arte Antiga
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.