Avançar para o conteúdo
Jazz em Agosto 2023 - Calouste Gulbenkian

Jazz em Agosto 2023 – Calouste Gulbenkian

Jazz em Agosto

39.ª edição

Faz parte da voragem de qualquer músico criativo aventurar-se e destapar novos territórios à medida que a sua fome por novos estímulos artísticos vai pedindo ingredientes inéditos. Essa ideia de universo em permanente expansão há muito que no jazz, devido até à sua matriz afro-americana, levou a um mergulho profundo nas águas da enorme riqueza rítmica africana. John Coltrane, Sun Ra, Pharoah Sanders ou Art Blakey percorreram esses caminhos, mas novas possibilidades continuam a revelar-se aos músicos de hoje no que toca, por exemplo, às características hipnóticas e de transe que existem tanto no gnawa marroquino, quanto em múltiplas expressões tradicionais da África Ocidental.

Essa qualidade de transe com origem africana é um dos traços desta 39ª edição do Jazz em Agosto, a decorrer entre 27 de Julho e 6 de Agosto, com a presença da Eve Risser’s Red Desert Orchestra, de encontro entre músicos europeus e africanos, ou da apresentação da Natural Information Society com Evan Parker, projeto criado por Joshua Abrams em torno do guimbri (típico do gnawa). Mas essa marca hipnótica encontramo-la ainda no grupo Trance Map+, no projeto Ghosted ou na música a solo de Susana Santos Silva e de Julia Reidy.

Santos Silva e Reidy integram um programa de solos, a par de Marta Warelis e Camille Émaille, numa edição em que são vários os projetos de enorme destaque na música mais criativa de 2022 com liderança feminina – por Eve Risser, Hedvig MollestadZoh AmbaMyra Melford e Mary Halvorson. Consequência natural do quanto a música espelha o contexto social em que nasce.

Passados quase 40 anos após a criação deste festival por Madalena de Azeredo Perdigão, figura incontornável da vida artística portuguesa, e no mesmo ano em que comemoramos o centenário do seu nascimento, o Jazz em Agosto continua, como sempre, a reagir ao som e à forma como este é moldado por quem ocupa o palco. E é pelo som que se deixa guiar.

Data de Início:
27 Julho 2023
Data de fim:
06 Agosto 2023

Jazz em Agosto 2023 – Calouste Gulbenkian

Date

27 Jul 2023 - 06 Ago 2023
Desde

Time

13:00

Localização

Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Calouste Gulbenkian
Av.de Berna,45 - Lisboa
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-fundacao-calouste-gulbenkian/

Translate »