Avançar para o conteúdo
Jantar & Carnaval Mandinga, São Vicente com Calu Moreira, Dani Fonseca, Stephan Almeida e Nir Paris

Jantar & Carnaval Mandinga, São Vicente com Calu Moreira, Dani Fonseca, Stephan Almeida e Nir Paris

SEG 20 FEV 20:00h Jantar & Carnaval Mandinga, São Vicente com Calu Moreira, Dani Fonseca, Stephan Almeida e Nir Paris

Para assinalar a tradição do Entrudo cá em Casa, a Casa Mocambo junto com os músicos apresenta um serão com Jantar & Sonoridades de Cabo Verde na evocação do Carnaval dos Mandingas de São Vicente em que a fantasia e a vontade de dançar são bem vindas!

Reserva Obrigatória.

[Menu Jantar] Pratos: As 3 Cachupas – Rica de Carne, Polvo ou Vegan Bife de Atum com Batata doce Assada e Salada Tropical Caldo Mancarra (Amendoim) de Frango, peixe e Camarão ou Vegan com arroz Basmati 1 bebida (vinho, sumos, água ou imperial. 1 sobremesa, mousse de manga, ou maracujá ou Brownie com calda de frutos vermelhos, ou Bolo de Banana com Caramelo e Nozes Valor por pessoa: 19€ (com contribuição para os artistas Incluída) ############################### O que é o Carnaval dos Mandingas? O carnaval “… não resolve conflitos e desigualdades sociais, mas demonstra uma face das coletividades que se ultrapassa a essas diferenças”. A alegria e a alegoria suspendem temporariamente as “regras de uma hierarquização opressora”. No contexto dos anos 40 em São Vicente, José Moreno, conhecido como Capote e amigos fundam o grupo Mandinga de São Vicente. Capote foi uma figura popular, um fura-vidas, frequentava o Cais da Alfandega, Praia de Bote, Bar Boca de Tubarão, Ribeira Bote. Era uma pessoa estimada por todos, homem de mil actividades, e um entusiasta de todas as festas populares, destacou-se no carnaval pela sua criatividade na criação da personagem Rei de Mandinga de São Vicente. “Os Mandingas usavam uma coroa de penas, colares ao pescoço, pulseiras, pintavam o corpo de preto e faziam riscas brancas na cara e no peito e a encobrir os olhos traziam óculos de concha de mar, dando um aspecto feroz aos meninos que os seguiam, na mão traziam uma grande lança só para que lhes desse algum dinheiro de Festa de Carnaval.” Neste contexto as pessoas mascaravam-se com oleos negros, dançando ritmos tradicionais africanos, fazendo a apologia à sua herança cultural. Os mandingos pertencem ao maior grupo etnolinguístico da África Ocidental – o Mandè – que conta com mais de 20 milhões de pessoas (incluindo os diulas, os bozos e os bambaras). Originários do actual Mali, os mandingos ganharam a sua independencia de impérios anteriores no século XIII e fundaram um império que se estendeu ao longo da África Ocidental.

############################### A RESERVA É OBRIGATÓRIA, até às 19h do dia 20, mais coisa menos coisa. Será necessário indicar o nome e numero de telefone e numero de pessoas. Dúvidas, Reservas e Info – Fala com a Mafalda [email protected] ou 912509906

Jantar & Carnaval Mandinga, São Vicente com Calu Moreira, Dani Fonseca, Stephan Almeida e Nir Paris

Tags:

Deixe um comentário

Translate »