JAN MARTENS/GRIP & DANCE ON ENSEMBLE
22 SET 2023
SEX 21:00
23 SET 2023
SÁB 19:00
“O coreógrafo belga seduz o público com uma obra grande, rigorosa e maliciosa […]. A Sagração da Primavera a dar as mãos ao Star Trek… é impossível ficar indiferente.”
Ève Beauvallet, Libération
any attempt will end in crushed bodies and shattered bones é uma coreografia grandiosa sobre o poder da ação individual. A citação que deu o título ao espetáculo foi proferida pelo presidente chinês Xi Jinping durante os protestos de Hong Kong, em 2019, e serve como sinal ominoso da violência física e verbal que caracteriza os nossos tempos.
À polarização extrema atual, Jan Martens e o seu grupo heterogéneo de 17 intérpretes, com idades entre os 17 e os 70 anos, contrapõem uma parábola dançada de uma democracia direta, em que cada um reclama o seu lugar no palco, procurando a sua própria voz. Com respeito pela unicidade de cada intérprete, Martens constrói uma obra magistral, que tem entusiasmado audiências em todo o mundo.
A banda sonora é marcada pela fascinante partitura do Concerto para Cravo e Orquestra de Cordas de Gorecki, mas inclui também a música jazz de Max Roach e spoken word, de Kae Tempest.
JAN MARTENS/GRIP & DANCE ON ENSEMBLE