Muitas óperas acabam mal. Muitas óperas acabam com mortes. Muitas óperas acabam com mortes de mulheres – à facada, queimadas, por doença, afogadas, envenenadas, de medo, ou de causa desconhecida. “(…) o patriarcado assegura que as mulheres são sujeitas a uma particular crueldade. A ópera, e em particular a ópera do século XIX, permite a mulheres perigosas resplandecerem de emoção, no palco, por algumas curtas horas – depois mata-as.” (Charlotte Higgins). E o público aplaude efusivamente a interpretação das cantoras, aplaudindo ao mesmo tempo a morte das mulheres que elas interpretam. A mala voadora recria finais de óperas em que morrem personagens femininas, centrando essa recriação nessas personagens e nas árias que cantam. E fá-lo intensificando a quantidade e a vertigem dessas mortes até que seja impossível não considerar a subjugação e o sofrimento que elas de facto implicam, para além da sua sedução operática. Uma ópera feminista.
IT’S NOT OVER UNTIL THE SOPRANO DIES
DATAS E HORÁRIOS12 a 14 janeiro
sexta e sábado, 20h; domingo, 17h30
sexta e sábado, 20h; domingo, 17h30
LOCALSala Luis Miguel Cintra
CLASSIFICAÇÃOA classificar pela CCE
ACESSIBILIDADE
Em várias línguas, legendado em português
DESCRIÇÃO
IT’S NOT OVER UNTIL THE SOPRANO DIES – São Luiz