Homenagem a Lídia Franco
A Junta de Freguesia aposta, desde sempre, na promoção e desenvolvimento da cultura em Carnide. Um trabalho nem sempre visível mas bastante importante, que se tem espelhado ao longo dos últimos anos, na ação consolidada de parceiros que integram a Rede de Cultura da freguesia.
Mantêm vivas tradições, como o caso da ancestral Feira da Luz, que nos últimos anos tem ganho uma nova dinâmica; apoia inúmeras Associações e grupos locais, quer na sua constituição, quer no suporte à realização das suas atividades; comemora datas de relevo social e cultural com a comunidade e em parceria, dando ênfase às pessoas que dão alma a este trabalho diário.
Em Carnide, a comemoração do Dia Mundial do Teatro (27 de março) sempre foi assinalada de uma forma bastante significativa, e é hoje um exemplo deste trabalho de parceria, para e com a comunidade.
Foi em 2007, exactamente numa das primeiras reuniões desta Rede, onde se discutiam formas de trazer uma nova dinâmica cultural à Freguesia, que surgiu a ideia de, anualmente, se homenagear uma pessoa com um percurso relevante no mundo do teatro através da criação de uma escultura representativa de um objeto cénico, concebido e criado por um artista plástico, especificamente para essa pessoa e retratando toda a sua individualidade artística ou biográfica. Algo que perdurasse como marco dessa homenagem nas ruas de Carnide. A ideia base desta homenagem partiu do ator João Ricardo e o objecto cénico proposto como base de partida para a criação foi uma cadeira.
Em 2008, em colaboração com os diferentes parceiros que integravam a Rede da Cultura, concretizou-se a primeira homenagem – a João Mota (curiosamente, o nome sugerido por João Ricardo no ano anterior, por ter sido um dos sócios fundadores do Teatro de Carnide).
A ideia original era criar um percurso/itinerário do Dia Mundial do Teatro pelas ruas de Carnide e, apesar de não estar esquecida, as cadeiras têm sido todas colocadas no Largo das Pimenteiras e aí têm permanecido.
Este ano a Junta de Freguesia homenageia Lídia Franco, uma actriz tão acarinhada pelo grande público e com uma ligação à freguesia de Carnide através da formação que promove em diversas entidades, nomeadamente na Escola de Actores ACT e no IDS, enquanto embaixadora do Curso Profissional de Actores.
Por último e não menos importante, a Junta de Freguesia agradece a todos os criadores e artistas que, desde 2008, conceberam estas cadeiras numa relação próxima e de afecto com cada um dos homenageados e que, desde o primeiro contacto, sempre se disponibilizaram para a sua criação.
Homenagem a Lídia Franco