Avançar para o conteúdo
Hergé - Fundação Calouste Gulbenkian

Hergé – Fundação Calouste Gulbenkian

A primeira exposição em Portugal dedicada ao autor de Tintin apresenta tesouros do Museu Hergé e revela as diversas facetas do autor, da ilustração à banda desenhada, passando pela publicidade, imprensa ou desenho de moda e artes plásticas.

DATA

01 out 2021 – 10 jan 2022

  • seg, qua, qui, dom 
  • sex, sáb 

Encerra à Terça-feira

LOCAL

Edifício Sede – Galeria Principal
Av. de Berna, 45A, Lisboa

PREÇO

Devido às restrições em vigor, a duração máxima da visita é de 60 minutos.

Haverá um limite de visitantes por sala, o qual poderá potenciar a formação de filas e obrigar a alguns períodos de espera.

Entrada gratuita para portadores de cartão de estudante: sexta, das 18:00 às 21:00. Levantamento a partir das 18:00 sujeito à lotação da sala.

Esta é uma exposição dedicada a Georges Remi, o artista de múltiplos talentos conhecido por “Hergé”.

Organizada em colaboração com o Museu Hergé de Louvain-la-Neuve, a mostra reúne uma importante seleção de documentos, desenhos originais e várias obras criadas pelo autor de Tintim, através da qual o público terá a ocasião de decifrar a arte de um criador de génio que usa todos os meios à sua disposição para realizar as suas composições, da ilustração à banda desenhada, passando pela publicidade, imprensa ou desenho de moda e artes plásticas.

Inspirando-se em várias correntes artísticas da sua época – da pop art ao abstrato, passando pelo minimalismo –, este artista autodidata também se interessou por civilizações antigas e pelas chamadas artes primitivas.

O que torna a arte de Hergé única e a distingue da de muitos outros autores de banda desenhada é a sua extraordinária capacidade de representar a realidade por um lado, de uma forma inventiva, mas por outro, tão familiar que o leitor pode facilmente projetar-se neste universo criado a partir do zero. Com linhas simples de uma impressionante precisão, sob o estandarte da inimitável “linha clara”, Hergé dá origem a personagens emblemáticas que encarnam os grandes valores da sociedade.

Esta exposição é uma oportunidade única para os visitantes descobrirem alguns dos tesouros dos Museu Hergé: pranchas originais, pinturas, fotografias e documentos de arquivo.

Será também a ocasião para revelar uma faceta do artista menos conhecida: a sua brilhante carreira como designer gráfico publicitário, revelada pelos seus cartazes altamente criativos.

Surpreenda-se com as diversas facetas de uma personalidade artística de referência do século XX!

Hergé – Fundação Calouste Gulbenkian

Data

01 Out 2021 - 10 Jan 2022
Expired!

Hora

10:00
Fundação Calouste Gulbenkian

Localização

Fundação Calouste Gulbenkian
Av.de Berna,45 - Lisboa
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-fundacao-calouste-gulbenkian/




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *