“Heliogábalo” – Residência Aberta de Miguel Ferrão Lopes
Heliogábalo Residência Aberta / Performance de Miguel Ferrão Lopes 19 Ago. Sáb. 15h às 22h06min Sala Estúdio A, Largo Residências – Quartel do Largo do Cabeço de Bola
M/18 Duração: 426 min (7h06min)
As Residência Abertas são um momento de partilha dos processos de criação dos(as) artistas que estão em residência no LARGO. Um espaço que interpela o trabalho de cada um(a) com os primeiros olhares do público. Um encontro antes do fim, para que durante cada criação novas questões e experiências proporcionem mais caminhos em cada pesquisa. Convidamos Miguel Ferrão Lopes para participar nesta Mostra aberta ao público.
SINOPSE As vísceras ou as réstias do nosso encontro em guerra, dizes que é a cruel paisagem das voluptuosas narrativas errantes. Eu sussurro-te: é o amor massacre ou a paixão bélica, o nosso amor cão ou a eloquente luxúria do promissor desejo. Vais cair, não fujas de tanto deslumbramento. Que encontro é o nosso?, gritas. “HELIOGÁBALO” é o tempo da devassidão e do afecto: é uma reflexão sobre o encontro dilacerado, a ruptura transformadora, a sofreguidão pelo sofrimento, a frágil potência da resiliência. É sobre o amor e o desejo, a contenção e a jaculação, o belo e o bélico. Fala do corpo, do corpo-pele e do corpo-espírito. É um quase-solo-ritual, um quase-solo-festa ou um diálogo de amor em guerra, uma comunhão pela abissal presença humana, pela perversão e virtuosidade, é um convite à libertinagem do pensamento atroz e compassivo.
Nota do criador: Este ensaio aberto é o resultado de uma residência a solo de 18 dias, acompanhado pelas experiências sonoras de Fábio Musqueira. No dia 19, a partir das 15h, o Estúdio A do Quartel estará de portas abertas ou semi-abertas. Durante 426 minutos, convido-vos a estar (e a descobrir) tanto tempo quanto sentirem.
FICHA TÉCNICA E ARTÌSTICA Pesquisa, criação e interpretação: Miguel Ferrão Lopes Interpretação musical (violino): Julian Sanchez Interpretação musical (flauta transversal): Afonso Gaspar Composição e produção musical: Fábio Musqueira, Mariana Vale Desenho de luz, vídeo e esculturas: Miguel Ferrão Lopes Figurinos e esculturas: Mariana Vale Apoio ao movimento e dramaturgia: Mariana Tengner Barros, Vânia Rovisco Apoio técnico (som e luz): Sebastião Pinto Registo audiovisual: Débora Guimarães Registo fotográfico e promocional: Guilherme Gouveia Produção e comunicação: Miguel Ferrão Lopes Apoio à criação e residência artística: AADK Portugal – Actual Arquitectura da Cultura; A Bela Associação; A Piscina – Associação Cultural; Largo Residências; Penhasco – Arte Cooperativa; Pólo Cultural das Gaivotas – Câmara Municipal de Lisboa; SEKOIA – Artes Performativas (Artists’ Shelter) Apoio financeiro: Fundação GDA
Apoio ao Largo Residências Apoio financeiro: Câmara Municipal de Lisboa – RAAML (Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa)
© HELIOGÁBALO (pintura de Julian Sanchez)
https://www.largoresidencias.com/agenda/heliogabalo-residencia-aberta
“Heliogábalo” – Residência Aberta de Miguel Ferrão Lopes