
H BOX
📅 QUA 23 de julho de 2025 a SEG 30 de março de 2026
⏰ 10:00 – 18:00 · Encerra à terça-feira
📍 Átrio, Centro de Arte Moderna Gulbenkian
💸 Entrada livre
A H BOX acolhe, pela primeira vez, um ciclo de filmes provenientes da Coleção do CAM, reunindo obras que atravessam linguagens, técnicas e modos de pensar o cinema e a imagem em movimento. A seleção, com curadoria de Leonor Nazaré, estabelece ligações diretas com os núcleos conceptuais da exposição Xerazade, a Coleção Interminável do CAM, apresentada na Galeria da Coleção.
Os 14 filmes aqui apresentados revelam a amplitude e a riqueza da coleção de vídeo e cinema do CAM, cruzando práticas muito diversas: do registo documental à ficção assumida (em animação ou imagem real), de filmes construídos a partir de cenografias artificiais a obras de montagem complexa, com colagens e sobreposições de imagens. Há ainda espaço para o registo performativo e para experiências visuais centradas na investigação de efeitos óticos e percecionais.
Instalada no átrio do CAM, a H BOX é uma sala de projeção móvel concebida pelo artista e arquiteto Didier Fiúza Faustino. Pensada como um dispositivo itinerante, a H BOX tem percorrido museus, bienais e festivais internacionais e chegou ao CAM em 2024, afirmando-se como um novo espaço dedicado à videoarte e ao cinema experimental no contexto do museu.
Filmes apresentados:
– Jeux…, Ana Léon
– (un)childhood/(a)infância, Maria Lusitano
– Ilhas Afortunadas: aforismos sobre a emergência de um mundo aparentemente contínuo, Susana Gaudêncio
– Lancelot, Jan Fabre
– Golden Dawn, Salomé Lamas
– The Untroubled Mind, Manon de Boer
– S/Título, António Palolo
– Left (L)overs, Rui Calçada Bastos
– Uma Lulik (A Casa Sagrada), Victor de Sousa
– Khtobtogone, Sara Sadik
– Hypnotic Suggestion 505, Jane & Louise Wilson
– Mulheres d’Apolo, Vasco Araújo
– Two Sculptures Quarreling in a Hotel Room, Gabriel Abrantes
– À espera (versões 2, 3, 4), Cristina Mateus