Avançar para o conteúdo
GYEDU-BLAY AMBOLLEY - B.Leza

GYEDU-BLAY AMBOLLEY – B.Leza

Gyedu-Blay Ambolley, também conhecido como o James Brown do Gana, regressa a Lisboa para apresentar o álbum “11th Street, Sekondi”, editado pela alemã Agogo Records. Com o mesmo nome da rua onde nasceu, este disco – o trigésimo primeiro da sua carreira – é uma retrospetiva sobre a sua vivência nesta região e sobre os estilos musicais que influenciaram a sua vida, mantendo-se fiel à sua fusão do highlife com o rap, funk e disco ganês. Depois da sua estreia em Portugal no início de 2019, gravada na memória de todos como um concerto arrebatador, Ambolley regressa com a sua Sekondi Band. Um espetáculo com uma energia contagiante e onde haverá tempo para desvendar alguns dos temas do próximo disco a estrear em abril de 2022. A festa prossegue depois com o DJ Set dos Irmãos Makossa.
O lendário e multipremiado artista ganês regressa ao B.leza, a 24 de fevereiro de 2022, depois de um espetáculo cancelado por força da pandemia em 2020. Sucessor de Ketan (também pela Agogo Records), editado em 2017, “11th Street, Sekondi” traz um som rico, próprio da mistura de estilos característica do artista, e distante do estereótipo afro-pop. A este, juntam-se as críticas acutilantes que tece – o artista é um crítico da corrupção, da desigualdade e do neo-colonialismo, com uma mentalidade pan-Africana -, muita sabedoria e um humor afiado, que fazem do álbum uma peça incontornável. Aos 72 anos, Gyedu-Blay Ambolley apresenta-se acompanhado do seu possante septeto num concerto em que os ritmos de dança são, no mínimo, contagiantes. Uma verdadeira mistura de afrobeat, jazz e funk que poderá ser vista em direto no palco do B.leza.
O público português vai vivenciar a capacidade de Ambolley combinar um som e uma melodia únicos com letras inteligentes e movimentos característicos da África Ocidental. Uma originalidade e autenticidade que transcende qualquer categoria musical.

Bilhetes 🎟 

Os bilhetes já estão à venda na ticketline.pt e locais habituais, por €15. Os portadores de bilhete para o concerto cancelado em 2020 ficam automaticamente registados para o novo espetáculo sem necessidade de troca de bilhete.

SOBRE GYEDU-BLAY AMBOLLEY Natural do Gana, Gyedu-Blay Ambolley é reconhecido como um génio da música africana ocidental e um ativista anti corrupção e neocolonialismo. Conhecido em Gana como o Simigwahene (“O Rei de Simigwa-Highlife”), é por vezes também apelidado de “James Brown de Gana”. No panorama musical, explodiu na década de 70 com o “Simigwa-Do”: um tema musical que funde o afrobeat com o funk e o jazz. A partir da década de 80, instrumentos eletrónicos ganharam um maior peso nas suas experiências musicais e o resultado foi uma mistura impressionante do highlife e do funk com sons vanguardistas provenientes dos sintetizadores e das vozes conscientes. Esta nova música de um inquieto génio empurrou os limites do Highlife para uma nova era. Começou a sua carreira musical nos anos sessenta na Uhuru Dance Band, e aprendeu música com artistas proeminentes como Ebo Taylor, com quem ele fundou The Apagya Show Band em 1974. Agora, depois de mais de 40 anos e 30 álbuns, Gyedu-Blay Ambolley é também ele uma lenda viva. ‘SIMIGWA’ foi um dos álbuns mais inovadores do músico ganês, lançado pela editora Essiebons (1978).
GYEDU-BLAY AMBOLLEY Selos como a Mr. Bongo e a Analog Africa, reconhecendo a importância e inovação do trabalho do artista, re-lançaram em 2015 e em 2018, respectivamente, vinis de temas editados nos anos 70 e 80 de Gyedu-Blay Ambolley com as suas diferentes bandas. Gyedu-Blay Ambolley recebeu, ao longo da sua carreira, vários prémios de prestígio, como por exemplo o “Lifetime Achievement” no Ghana Music Awards, em 2013; o “Lifetime Achievement” pela Universidade de Medicina Charles R. Drew e Ciência na Califórnia e, ainda, um prémio pelo Estado da Califórnia por colmatar a lacuna entre África e a música Afro-americana.

GYEDU-BLAY AMBOLLEY – B.Leza

Data

29 Out 2022

Hora

21:30
B.Leza Clube

Localização

B.Leza Clube
Cais Gás 1, 1200-161 Lisboa




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.