Avançar para o conteúdo
Gipsy Kings no Arraial de Benfica

Gipsy Kings no Arraial de Benfica

Gipsy Kings

Evento: Grande Arraial de Benfica 2024
Data: 22 de junho de 2024
Hora: 23h00
Local: Alameda Padre Álvaro Proença, Benfica, Lisboa
Entrada: Livre

Os Gipsy Kings é um grupo musical formado por ciganos que tocam rumba flamenca, uma variante do flamenco tradicional. A banda foi criada em 1979 na cidade de Arles, França.

História

Os pais dos membros do grupo fugiram da Catalunha, Espanha, para o sul da França durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Nos anos 1960, os primos Jose Reyes e Manitas de Plata formaram um duo de rumba flamenca de grande sucesso. Na década seguinte, Jose Reyes se juntou aos filhos Nicolas e Andre para criar a banda Los Reyes, que se apresentava em casamentos, festas, festivais e nas ruas das cidades do sul da França. Após a morte de Jose Reyes em 1979, Tonino Baliardo, filho de Manitas de Plata, se uniu ao grupo, que passou a se chamar Gipsy Kings (“Reis Ciganos”).

Os Gipsy Kings ganharam grande notoriedade com o álbum “Gipsy Kings” (1987), que incluía sucessos como “Djobi Djoba”, “Bamboleo” e “Un Amor”. A música “Volare”, no álbum “Mosaique”, é uma versão do hit “Nel Blu Dipinto Di Blu” de Domenico Modugno.

Popularidade

Os Gipsy Kings alcançaram grande popularidade na França e na Europa Ocidental, especialmente no Reino Unido. Em 1989, o álbum “Gipsy Kings” foi lançado nos Estados Unidos, permanecendo por 40 semanas nas paradas musicais, um feito raro para um álbum em espanhol. Em 1991, Chico Bouchikhi deixou a banda. Nesse mesmo ano, os Gipsy Kings tocaram guitarra flamenca na versão de “Long Train Running” dos Doobie Brothers, interpretada por Bananarama, usando o pseudônimo “Alma de Noche”. A versão cover de “Hotel California” é um exemplo do “solo rápido de guitarra clássica” e “dedilhado flamenco”, aparecendo no filme “The Big Lebowski” dos Irmãos Coen, de 1998.

Gipsy Kings no Arraial de Benfica

Arraiais e festas em Lisboa

Translate »