GALA INTERNACIONAL DE BAILADO 2024
6 e 7 de Julho | 19:00
GALA INTERNACIONAL DE BAILADO
Com solistas do Ballet Nacional da Finlândia, Ballet Nacional dos Países-Baixos, Les Ballets de Monte-Carlo e London City Ballet
Programa | Pas-de-deux Cisne Negro, do bailado O Lago dos Cisnes, Pas-de-deux do bailado Cinderela, Pas-de-deux Grand Pas Classique e duetos de coreógrafos consagrados, tais como Kenneth McMillan, Liam Scarlett, Ernst Meisner e Jean-Christophe Maillot.
Obras representativas de uma estética eclética que abarca o esplendor do classicismo e a inovação contemporânea.
18:30 | Destaque para o campo expandido da dança contemporânea, com mais uma performance pré-espetáculo, este ano a cargo da jovem bailarina Catarina Gonçalves.
O reencontro com o Bailado em Seteais tem sido entusiasticamente aplaudido nos últimos 3 anos e assim esperamos que o seja novamente em 2024. Na sua 4ª edição, a proposta programática que se estende por dois fins-de-semana, é uma celebração da contemporaneidade da memória, uma prova de que a arte e a dança são diálogos contínuos entre o passado e o presente. Renovando o espírito e a beleza das excecionais Noites de Bailado em Seteais, vividas no século passado, propomos pontos de encontro com a sua memória e convidamos o público a fruir todos os espetáculos e a refletir sobre como a diversidade artística se transforma e se mantém viva, adaptando-se às novas realidades e sensibilidades contemporâneas.
Na vibrante Gala Internacional de Bailado, assistiremos a mais um desfile de extraordinário tecnicismo e de sensibilidades únicas, e no qual destacamos a presença da Companhia London City Ballet, antiga companhia britânica residente no conceituado Teatro de Sadler ‘s Wells de Londres, no ano em que é refundada por Christopher Marney, depois de 30 anos ausente dos palcos. Oportunidade única para assistir a um impressionante impulso artístico rejuvenescedor com peças singulares do repertório balético inglês, que outrora também estiveram presentes nas memoráveis Noites de Bailado em Seteais.
No segundo fim-de-semana, Sintra torna-se novamente num palco de referência na criação coreográfica nacional e revisita a obra universal de outro autor inglês, William Shakespeare, e o seu Sonho de uma noite de verão, numa nova produção em estreia absoluta, que conta ainda com o talento, classe e elegância de bailarinos solistas do Ballet de Zurique e com os jovens bailarinos da Dança em Diálogos. Mais uma afirmação da memória que se renova, já que o célebre enredo também fez parte do repertório das Noites de Bailado em Seteais.
Espelha-se assim de forma mais ampla e apelativa a diversidade estética e estilística do bailado, a virtuosidade e classe dos bailarinos convidados e a suprema expressividade da dança pelos múltiplos temas e conceitos que convoca, este ano com um enfoque na memória que também define a contemporaneidade, sempre com o encanto ímpar de ter como cenário a sublime paisagem intemporal de Seteais!
(Solange Melo e Fernando Duarte)
GALA INTERNACIONAL DE BAILADO