![FREQUÊNCIA Novo circo](https://i0.wp.com/cartazculturallisboa.pt/wp-content/uploads/2023/02/FREQUENCIA-Novo-circo.jpg?fit=1000%2C563&ssl=1)
FREQUÊNCIA / Novo circo
Cie Errance/Leonardo Ferreira
“Frequência” evoca a imortalidade. Tema carregado pela história de um “ser” para além do género, mesmo se, por vezes, se apresente com os contornos de uma figura masculina. Uma figura poética e eterna, inspirada nos grandes retratos do cinema mudo. A sua história é uma viagem entre o passado e o futuro, um pretexto para nos transportar entre valores pós-modernos e projeções futuristas ao sabor da inteligência artificial. O tempo gira sobre si mesmo – em espiral – e a linha do tempo explode.
Pelas suas múltiplas ressonâncias com o palco e as nossas próprias sensações, “Frequência” é um convite ao espanto, entre o acaso e o burlesco.
“Frequência” é como uma trajetória parcialmente infinita, onde a renovação e a descoberta de um terceiro mundo gravitam numa atmosfera densa e hipnótica, embarcando assim numa viagem por um espaço-tempo dilatado.
Uma errância desenrola-se através da coreografia do corpo que testemunha uma forte presença num mundo cíclico e incerto.
Através das suas acrobacias no chão e no mastro chinês, Leonardo Ferreira explora uma narrativa coreográfica em que reflete sobre a imortalidade. Esculpir o eterno está no cerne do diálogo entre a matéria plástica e a escrita da cena.
Esta não é apenas uma história, é talvez um enigma; uma variação da nossa passagem, dos cinzentos do mundo…
Conceção, Composição e Interpretação LEONARDO FERREIRA
Assistência à Encenação MARIE SECLET
Sonoplastia THOMAS MIRGAINE
Desenho de Luz SOLANGE DINAND
Conceção Plástica e Adereços FRANÇOIS GILLES
Figurinos ROMANE CASSARD
Maquinaria BERTRAND DUVAL
Produção CIE ERRANCE
Coprodução e Apoios PÔLE SPECTACLE VIVANT/COMMUNAUTÉ D’AGGLOMÉRATION DE SAINT-DIÉ-DES-VOSGES (88), ARCHAOS/PÔLE NATIONAL CIRQUE – MARSEILLE (13), LE PALC/PÔLE NATIONAL CIRQUE CHÂLONS-EN-CHAMPAGNE (51), TRANSVERSALES/SCÈNE CONVENTIONNÉE CIRQUE – VERDUN (55), LA MACHINERIE 54 – HOMÉCOURT (54), TEATRO MUNICIPAL PORTO E CIA ERVA DANINHA (PT), CENTRO CULTURAL MALAPOSTA/MINUTOS REDONDOS/CM ODIVELAS – ODIVELAS (PT), BÚSSOLA E 23 MILHAS/FESTIVAL LEME – ÍLHAVO (PT), RÉSEAU GRAND CIEL, DRAC GRAND-EST, CONSEIL RÉGIONAL GRAND-EST, CONSEIL DÉPARTEMENTAL DES VOSGES, AGENCE CULTURELLE GRAND-EST, DIREÇÃO-GERAL DAS ARTES (PT)
Fotografia CIE ERRANCE
Contacto: Centro Cultural Malaposta
FREQUÊNCIA / Novo circo