Avançar para o conteúdo
Festival Robalo Jazz Antena 2

Festival Robalo Jazz Antena 2

A Antena 2 transmite em direto a 5ª edição do Festival Robalo Jazz Antena 2. Um festival que revela a diversidade e vitalidade do jazz atual, onde atuam e se juntam músicos de várias gerações e proveniências, incluindo a estreia de projetos originais.

18 a 22 Julho | às 18h00 e às 19h30
Festival Robalo Jazz Antena 2  

Transmissões diretas
a partir do Auditório do
Liceu Camões, em Lisboa

Entrada Livre

Para este 5º festival, a Robalo mantém a mesma linha dos festivais anteriores. Música atual, com muitos músicos de diversas gerações, de diferentes zonas do país, maioritariamente músicos portugueses mas também músicos de outras nacionalidades. Trata-se de um conjunto de propostas que alberga alguma variedade estética, com alguns destes músicos a gravitarem de algum modo em torno da editora (e associação) Robalo, há inclusive três lançamentos de novos discos.
O festival começa com o novo grupo da Sara Serpa que apresenta uma música inspirada nas palavras do escritor nigeriano Emmanuel Iduma, muito bem acompanhado por músicos da cena nova-iorquina. Segue-se o grupo Oh Yes Pigs Can Fly liderado pelo guitarrista de Viseu Leonardo Outeiro que, acompanhado de músicos da nova geração, propõe uma música audaz e energética. No dia seguinte apresenta-se o quinteto do guitarrista João Carreiro, um grupo de músicos ligados à associação Robalo que vão tocar a música do disco de estreia deste guitarrista. Segue-se o sexteto de Albert Cirera que traz aqui também a música muito criativa do seu último disco.
Uma parceria muito importante para a Robalo é aquela que tem mantido com a associação Porta-Jazz, fruto disso mesmo é o concerto que abre o terceiro dia e que envolve músicos das duas associações e que exploram de forma meticulosa as suas próprias composições. Segue-se o novo trio do guitarrista André Matos que vai aqui apresentar o seu novo álbum.
Este ano, ao contrário do que tem sido hábito, não temos um concerto de piano a solo, temos sim o duo ĩ pru vi ˈzar do pianista João Grilo e do baterista Marcos Cavaleiro, músicos associados à Porta-Jazz que irão mostrar música nova. Nesse mesmo dia novo lançamento de disco: desta vez o jovem e intrépido saxofonista João Gato junta-se a outros músicos da sua geração para apresentar as suas composições.
No último dia, para fechar o festival, temos a música dos The Peace Of Wild Things que navega entre canções e a música improvisada. Segue-se o grupo “all stars” VAGA liderado por Yedo Gibson que vai trazer ainda mais música improvisada para fechar o festival.
Gonçalo Marques
Diretor artístico do Festival

Programa [Sumário]

18 julho | 18h00
Sara Serpa Intimate Strangers
 
18 julho | 19h30
Oh Yes, Pigs Can Fly!

19 julho | 18h00
João Carreiro Quinteto

19 julho | 19h30

Albert Cirera y Kamarilla

20 julho | 18h00
Ensemble Robalo/Porta-Jazz

20 julho | 19h30
Trio de André Matos

21 julho | 18h00
ĩ pru vi ˈzar
21 julho | 19h30
APOPHENIA
22 julho | 18h00
The Peace Of Wild Things
22 julho | 19h30
VAGA

Data

18 - 22 Jul 2022
Desde

Localização

Liceu Camões
Praça José Fontana, Lisboa

Deixe um comentário

Translate »