Avançar para o conteúdo
Festa Afrotuga Lx #1 - Titanic Sur Mer

Festa Afrotuga Lx #1 – Titanic Sur Mer

A Festa Afrotuga nasceu em Bruxelas em 2016 com o intuito de celebrar a cultura musical dos P.A.L.O.P.
Começou como uma colaboração do colectivo Rebel Up e da mediateca NGHE. Pelas várias edições desta festa passaram artistas com origens destes países africanos e sediados em Lisboa que proporcionaram ao público multicultural de Bruxelas noites absolutamente inesquéciveis! É como muito gosto que finalmente apresentamos este evento em Lisboa, com concertos e DJs a noite toda. Bora bailar tds junts! ❤
LIVEs :
Batucadeiras Freireanas Guerreiras
Grupo de batuque nascido em Cabo Verde mas sediado em Lisboa que representa com excelência a tradição e o ritual que caracteriza este estilo de música e dança típico destas ilhas. São 9 elementos em palco, vocalistas, percussionistas e bailarinas. A solista lança o verso , o coro responde, sempre acompanhado do ritmo cuja intensidade cresce transportando o público para uma dimensão tribal e térrea.
——-
Silvino Branca e Maria Furtado
Originário da ilha de Santiago, Silvino Branca é uma figura importante no funaná. Começou a tocar acordeão com 7 anos de idade, inspirado por grandes mestres como Codé di Dona, Sema Lopi, Julinho, Bitori ou Tchota Suari. Tornou-se entretanto uma força do Cotxi Pó, estilo musical derivado do funaná, que introduz um ritmo ainda mais acelerado e no qual se sente uma certa fusão com soukous, ritmo muito apreciado pelo povo da ilha de Santiago.
A Maria Furtado acompanha o ritmo alucinante do cotxi pó com o seu ferro acentuando o tempo numa espécie de transe lúcido. Este duo envia um som e emana uma energia à qual é impossível resistir! Dia 10 estarão em trio, acompanhados por um músico que será anunciado em breve.
O Funaná e o Batuk são mais do que arte, são vozes da revolução. Proibidos desde os seus primórdios pelos colonos nas ilhas de Cabo Verde, são sinônimos de resiliência que vivem, crescem, que se espalham, contagiam e partilham!
——-
DJs :
DJ Doraemon
DJ Doraemon é o nome artístico de Ivan Lima, DJ e produtor a viver no Miratejo. Ao crescer na periferia da capital portuguesa, as omnipresentes batidas do afrohouse, kuduro ou tarraxo inspiraram o jovem DJ Doraemon, que aos 10 anos de idade começou a experimentar com software de produção musical após ver um amigo a brincar com o Fruity Loops. Desde então que não parou, e apesar da tenra idade, DJ Doraemon já foi responsável por um um impressionante número de lançamentos, incluindo vários singles, EPs e dois álbum, espalhados por várias plataformas digitais e editoras internacionais como a Basy Tropikalne, CusCus Discos e Enchufada. E agora com um E.p a ( SOLO ) chamado COSMIC WORLD . Um E.p pela Bate1 Prod , chamado BATE1 PRODUÇÓES juntamente com LOKOWAT.
——-
Dj Kolt
Dj Kolt é um dos membros fundadores de Blacksea Não Maya, crew de DJs e produtores, nascida na Margem Sul e conhecida por fazer vibrar o dancefloor com beats que viajam plo Afro ghetto, acompanhados por ritmos electrónicos percussivos e basslines irresistíveis.
Em Fevereiro de 2019 Kolt fez parte da Festa Afrotuga em Bruxelas com um dj set que estremeceu a casa e encheu a pista de transpiração. Este ano será, portanto, um dos convidados de honra da 1a Afrotuga em Lisboa. “
——–
Dj SebCat
Há 15 anos o DJ/digger SebCat fundou a Rebel Up que é actualmente uma crew de djs e organizadore.as das festas mais quentes do underground de Bruxelas. A Rebel Up é um colectivo, uma associação, uma editora de discos e um verdadeiro motor da cena global no circuito nocturno.
O ponto forte de SebCat é a sua selecção musical composta de pepitas esquecidas por esse mundo fora. Não é só um dj set é uma trip alucinante e uma descoberta enriquecedora.
——–
DiDi
Nascida em Lisboa num ninho de músicos, DiDi aterrou em Bruxelas em 2013 e 1 ano mais tarde integrou a Rebel Up como co-organizadora. Em 2019 fundou a crew Tropical DJipsies, colectivo feminino de djs, organizadoras e espíritos livres. Um dos seus principais objectivos é impulsionar a performance e promoção de artistas Mulheres, ou pessoas que se identificam como tal.
A sua selecção musical passa plo mundo inteiro apanhando sons fora do radar que te colam à pista de dança a noite toda.
——-
RaqL
Nascida na Bélgica com raízes angolanas, cabo-verdianas e portuguesas é actualmente uma figura emergente na noite de Bruxelas. Com uma selecção eclética e energética, RaqL explora as suas raízes e viaja para além delas…
Desde 2022 tornou-se um membro activo da crew Tropical DJipsies e nasceu o dj set em formato b2b com a DiDi. Trata-se de um ping pong musical improvisado entre as 2 djs que tem inflamado as principais pistas de dança da cena underground de Bruxelas.
Dia 10/6 toda a atenção estará focada nas riquíssimas sonoridades dos PALOP!

Festa Afrotuga Lx #1 – Titanic Sur Mer

Date

10 Jun 2023
Desde

Time

22:00

Localização

Titanic Sur Mer
Titanic Sur Mer
Cais do Gás, R. da Cintura do Porto de Lisboa, 1200-109 Lisboa
Translate »