
Exposição “Rinobalefante ou Balerinofante?” – Leonor Belo
A Câmara Municipal de Lisboa apresenta a exposição “Rinobalefante ou Balerinofante?”, de Leonor Belo, patente de 18 de fevereiro a 13 de março de 2026, no Centro de Documentação do Edifício Central do Município (Campo Grande, nº 25, Lisboa).
A inauguração terá lugar no dia 18 de fevereiro, entre as 17h e as 20h.
A exposição pode ser visitada nos dias úteis, das 9h às 19h.
“Rinobalefante ou Balerinofante?” parte de um universo conceptual onde se combinam seres imaginários e contraditórios, fundindo força e leveza, lógica e absurdo, animalidade e graça. A exposição assume o lugar do “entre” — entre definições, categorias e intenções — recusando fixações simbólicas.
O trabalho de Leonor Belo tem origem nos jogos de infância, entendidos como tempo de impulso, curiosidade e liberdade criativa. Essa dimensão é posteriormente filtrada por um olhar adulto que questiona a função, a permanência e o sentido da forma, transformando o jogo em linguagem plástica.
As obras apresentadas insinuam mais do que figuram. São volumes ambíguos que, ao serem colocados no chão, encostados ou suspensos, afastam-se da monumentalidade clássica da escultura e aproximam-se do gesto coreográfico.
A cor assume um papel estrutural — não como adorno, mas como matéria que constrói e altera a presença das peças no espaço. A repetição de formas em diferentes paletas cromáticas evidencia uma pesquisa sobre variação e transformação.
Esta é a primeira exposição individual da artista.
Leonor Negalha Mendes Belo (Lisboa) é artista visual, licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Concluiu o 3.º ano do Curso de Pintura/Desenho no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visua, tendo sido bolseira da Fundação Altice, e integra atualmente o Projeto Individual em Artes Visuais no Ar.Co.